Torres Novas - "Bicicleta da República" recria os acontecimentos do 5 de Outubro no Teatro Virgínia, com entrada gratuita

O espetáculo "Bicicleta da República", com conceção e interpretação de Suzana Branco, subirá ao palco do Teatro Virgínia em Torres Novas, no próximo sábado, 3 de outubro, às 11h00, numa sessão dedicada às famílias e que terá entrada gratuita (mediante levantamento prévio de bilhete, limitado a 2 por pessoa). 

Nesta peça de teatro, destinada sobretudo a crianças dos 8 aos 12 anos, a contadora herdou um álbum de fotografias feito pela sua bisavó, inspirado por Carolina Beatriz Ângelo e pelo ideal republicano. Nele está guardado tudo aquilo que diz respeito a este momento histórico. Em jeito de passagem de testemunho, a contadora abre o seu universo a quem a ouve. Entre linhas, cordas, flores (os cravos brancos das mulheres republicanas), fotografias e xaropadas, os ouvintes são iniciados num clima de secretismo que recria os passos que levaram à passagem da Monarquia à República em Portugal.

É um acontecimento interativo pelo que existirão atividades para os participantes se tornarem revolucionários e experimentarem passo a passo os acontecimentos do 5 de Outubro.

Suzana Branco trabalha na área do teatro há 22 anos. É formada em teatro pela E.S.T.C e em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Univ. Nova. Trabalhou com diversos encenadores, companhias de teatro e centros culturais enquanto atriz, encenadora e professora. Trabalhou ainda com a plataforma europeia maig-net e com a encenadora italiana Leitizia Quintavalla em terras de Espanha. Realizou um filme e lançou três textos em coautoria. É cooperante do teatro o Bando onde fundou a Confraria do Teatro e atualmente é uma das diretoras da companhia.

© Teatro Maria Matos

Comentários