Torres Novas/Riachos - Festa da Benção do Gado apurada finalista das 7 Maravilhas da Cultura Popular® - Circo Natureza

pub

30/08/2020

Torres Novas/Riachos - Festa da Benção do Gado apurada finalista das 7 Maravilhas da Cultura Popular®


A Festa da Benção do Gado, de Riachos, foi apurada finalista do concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular®, num programa transmitido em direto pela RTP este domingo, 30 de agosto, a partir do Jardim das Rosas em Torres Novas.

A Festa da Bênção do Gado é uma tradição rural cuja origem se perde na memória dos tempos e revela a marca identificadora daquela terra, das suas gentes e das suas raízes, em honra de S. Silvestre, patrono dos lavradores, dos campos e protetor dos animais. Um dos momentos mais importantes da Festa, desde a edição de 1966, é a procissão do Senhor Jesus dos Lavradores. Foi desde esse ano que a Festa da Bênção do Gado passou a integrar a Imagem do Senhor Jesus, que segundo a Lenda, terá sido encontrada na Idade Média por um grupo de lavradores riachenses que com a sua junta de bois lavrava a terra nos campos do Espargal, junto dos Casais de Riachos. Mas o momento mais alto da Festa é o grandioso Cortejo da Bênção do Gado.

Nesta segunda meia-final foram apuradas as candidaturas da Arte da Seda de Freixo de Espada à Cinta, Festa da Bênção do Gado, de Torres Novas, Feira de São Tiago, na Covilhã, Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, Muros de Pedra Seca, de Porto de Mós, Santeiros de São Mamede do Coronado, na Trofa e Romaria de São Bartolomeu, em Viana do Castelo.

Estes finalistas juntam-se ao já apurados no programa realizado no dia 23 de agosto: Festas de São João de Braga, Criptojudaísmo de Belmonte, Festa da Espiga, de Salir, Colete Encarnado, de Vila Franca de Xira, Bailinho da Madeira e Romaria de São João d´Arga, de Caminha.

A votação destes 14 Patrimónios Finalistas, reinicia no dia 1 de setembro, da parte da manhã (será divulgado na RTP e nas redes sociais 7 Maravilhas) e termina no dia 5 de setembro.

O Município de Bragança será o anfitrião da Gala da Declaração Oficial, que se realiza a 5 de setembro, no Castelo de Bragança e será transmitida em direto pela RTP, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados nas Meias-Finais, 7 patrimónios vão ser eleitos pelos portugueses como as 7 Maravilhas da Cultura Popular® – Sical.

Sem comentários: