Médio Tejo - Picareto e Festa da Benção do Gado na 2.ª meia final das 7 Maravilhas - Circo Natureza

pub

28/08/2020

Médio Tejo - Picareto e Festa da Benção do Gado na 2.ª meia final das 7 Maravilhas


Torres Novas acolhe a 2.ª meia final do concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular no próximo domingo, dia 30 de agosto, numa emissão em direto na RTP1, a partir do Jardim das Rosas.

A concurso no Médio Tejo estão a Festa da Benção do Gado, de Riachos, no concelho de Torres Novas, e o barco Picareto da Ortiga, no concelho de Mação. A votação está a decorrer até 30 de agosto, às 19h, através dos seguintes números: Festa da Benção do Gado - 760 207 752 (0,60€ + IVA) e Picareto - 760 207 755 (0,60€ + IVA)

A Festa da Bênção do Gado é uma tradição rural cuja origem se perde na memória dos tempos e revela a marca identificadora daquela terra, das suas gentes e das suas raízes, em honra de S. Silvestre, patrono dos lavradores, dos campos e protetor dos animais. Um dos momentos mais importantes da Festa, desde a edição de 1966, é a procissão do Senhor Jesus dos Lavradores. Foi desde esse ano que a Festa da Bênção do Gado passou a integrar a Imagem do Senhor Jesus, que segundo a Lenda, terá sido encontrada na Idade Média por um grupo de lavradores riachenses que com a sua junta de bois lavrava a terra nos campos do Espargal, junto dos Casais de Riachos. Mas o momento mais alto da Festa é o grandioso Cortejo da Bênção do Gado.

Já quanto ao Picareto, a sua história é mais antiga, são 300 anos de uso deste barco, ou bote, para a pesca e para o transporte de pessoas no Tejo. Manuel Fontes, o último Calafate de Ortiga, Mação, deixou os seus últimos trabalhos, dos mais de 300 que fabricou, tendo começado com 22 anos a trabalhar com a obra preta: trabalho de madeira que mexe com resina e alcatrão. A técnica da sua construção passou de geração em geração e assumem-se hoje como um dos maiores bens da nossa história, com a certeza do seu fim, com a extinção dos Calafates, que foram muitos.

Sem comentários: