Abrantes - Câmara Municipal e Iniciativas de Abrantes formalizam contrato de compra e venda do Cineteatro S. Pedro

A escritura de compra e venda do Cineteatro S. Pedro, em Abrantes, foi ontem, 21 de julho, assinada pelo Presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, e os representantes da Sociedade Iniciativas de Abrantes Lda., passando o imóvel definitivamente para o património do Município.

Em comunicado, a autarquia refere que "o valor da aquisição é de 470 mil euros, cujo pagamento será formalizado com 71 mil euros a pagar depois do necessário visto do Tribunal de Contas que sucede à assinatura do contrato que ocorreu ontem. O restante valor será pago em seis prestações de 66.500 euros cada, até 2026."

O edifício, da autoria do arquiteto Ruy Jervis d'Athouguia, necessita de obras de requalificação, tendo já sido adjudicada a elaboração do projeto de restauro, reabilitação e remodelação do edifício. No mesmo comunicado, a autarquia informa que "para a concretização da obra será necessário recorrer a fundos comunitários, estando a Câmara focada nesse objetivo."

Recorde-se que a Câmara de Abrantes ficou sem a gestão do Cineteatro São Pedro, a principal sala de espetáculos da cidade, em 28 de janeiro de 2018, por falta de acordo com os proprietários para a renovação do contrato de comodato que havia sido celebrado em 29 de janeiro de 1999, por um período de 19 anos.

Foi no dia 9 de dezembro de 2019 que Câmara Municipal chegou a acordo com os proprietários do Cineteatro S. Pedro para a sua aquisição, por 470 mil euros.

Fachada do Cineteatro S. Pedro (© André Lopes)

Comentários