Médio Tejo - Já são conhecidos os finalistas regionais às 7 Maravilhas da Cultura Popular - Circo Natureza

07/06/2020

Médio Tejo - Já são conhecidos os finalistas regionais às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Foram conhecidos esta tarde os finalistas regionais às 7 Maravilhas da Cultura Popular, num programa transmitido em direto pela RTP1. Do Médio Tejo, abrangido pelos distritos de Santarém e de Castelo Branco, os finalistas são oriundos de Alcanena, Constância, Mação, Sardoal, Sertã e Torres Novas.

As Manta de Minde (Alcanena), a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem (Constância), as Velas de Cardigos, o Picareto (Mação), as Capelas enfeitadas com tapetes de flores (Sardoal), o Cancioneiro Tradicional da Beira Baixa (Sertã) e a Festa da Bênção do Gado (Riachos, Torres Novas) são os finalistas da região do Médio Tejo, eleitos entre as mais de 500 candidaturas ao concurso. 

Nesta 3ª. fase o painel de especialistas, composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elegeu sete patrimónios de cada região do total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais.

As 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A 5 de setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® na RTP.

Sem comentários: