Torres Novas - Museu Municipal Carlos Reis assinala Dia Internacional dos Museus com iniciativas online - Circo Natureza

14/05/2020

Torres Novas - Museu Municipal Carlos Reis assinala Dia Internacional dos Museus com iniciativas online


No Dia Internacional dos Museus, que se realiza anualmente a 18 de maio, o Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, volta a associar-se à celebração com a transmissão ao longo do dia, no seu facebook, de diversos vídeos com mensagens de museólogos sobre o tema "Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão", bem como sugestões de crianças para melhorar a acessibilidade do museu municipal.

Às 18 horas está marcada a conferência, em direto, com a professora Margarita Sánchez Romero, do Departamento de Pré-história e Arqueologia da Universidade de Granada, sobre o projeto "Past Women" e discursos sobre as mulheres na Pré-história, que irá contar com a participação de Ana Vale, Arqueóloga e Investigadora do REMA/FLUP. O projeto "Past Women" inclui atualmente na sua equipa as universidades de Granada, Jaén, Barcelona e Tubigen, e os museus de Valência e Jaén. Este projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre as atividades das mulheres na Pré-história e Proto-história peninsulares incorporando as últimas investigações desenvolvidas neste campo.

O Museu Municipal Carlos Reis conta com uma vasta coleção de arqueologia e gere uma reserva arqueológica onde constam materiais desde a pré-história até à época moderna, mantendo uma estreita ligação com vários arqueólogos das diversas universidades portuguesas, como a Universidade de Lisboa, a Universidade do Algarve, a Universidade de Coimbra e a Universidade Nova.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Facebook do Museu Municipal Carlos Reis em facebook.com/MMCarlosReis.

Sem comentários: