Teatro Nacional D. Maria II disponibiliza esta semana "O Grande dia da batalha" e "Um libreto para ficarem em casa seus anormais" - Circo Natureza

pub

01/05/2020

Teatro Nacional D. Maria II disponibiliza esta semana "O Grande dia da batalha" e "Um libreto para ficarem em casa seus anormais"

O Teatro Nacional D. Maria II continua a disponibilizar na Sala Online, nas sextas-feiras e sábados, às 21 horas, um novo espetáculo, selecionado de entre as dezenas de produções e coproduções que subiram ao palco do D. Maria II nos últimos anos. Os vídeos ficam depois disponíveis, para ver ou rever a qualquer altura.

Esta semana, há dois novos espetáculos em cena: "O Grande dia da batalha" e "Um libreto para ficarem em casa seus anormais".

"O Grande dia da batalha" foi apresentado pela primeira vez em 2018 na Sala Garrett. Agora, chega à Sala Online também com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. O espetáculo, que Jorge Silva Melo escreveu a partir de "Albergue Nocturno", de Máximo Gorki, cresce em torno da questão: como viver quando o abismo da precariedade, da miséria e da desgraça cada dia mais se abre debaixo dos nossos pés, neste agónico capitalismo em que nos afundamos?

Em "Um libreto para ficarem em casa seus anormais", Albano Jerónimo, que assina a criação e encenação do espetáculo, parte do texto de Rodrigo García "Tivessem ficado em casa seus anormais" e cruza-o com o imaginário de Werner Herzog, na sua obra-prima "Fitzcarraldo", para tecer a sua própria ficção: interpretar uma espécie de Fitzcarraldo que procura montar uma ópera em Portugal, no D. Maria II. Nela, ensina aos músicos princípios revolucionários, ora para cumprir o seu "sonho" de melómano, ora para instigá-los a revoltarem-se contra a classe política nacional.

Desde que a iniciativa "D. Maria II em Casa" estreou, no dia 20 de março, o Teatro Nacional já disponibilizou as seguintes peças de teatro: "Montanha Russa", "Sopro",  "Efigénia", "A Origem das Espécies", "Frei Luís de Sousa", "Alice no País das Maravilhas", "Agamémnon", "Ricardo III", "Teatro", "Electra", "Lear" e mais recentemente "Antígona" e "Colecção de amantes".

A entrada para a Sala Online faz-se por aqui: http://bit.ly/dmariaiiemcasa

Sem comentários: