Constância - Homenagem a Nossa Senhora da Boa Viagem acontece na segunda-feira - Circo Natureza

pub

07/04/2020

Constância - Homenagem a Nossa Senhora da Boa Viagem acontece na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 13 de abril, é feriado municipal em Constância, é Segunda-Feira da Boa Viagem, Dia do Concelho, e por isso a Padroeira dos Marítimos será homenageada na vila.

Atento à atual situação do concelho e do país, mas não esquecendo o simbolismo deste dia para as suas gente, o município decidiu efetuar uma singela cerimónia, privada, cumprindo todas as normas em vigor, depondo flores no Altar de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Igreja Matriz de Constância. Será um momento simbólico, feito em nome de todos os Constancienses e dos milhares de pessoas que em segunda-feira de Páscoa se costumam deslocar a Constância para participar nas cerimónias em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem.

 © CMConstância

Recorde-se que a devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem em Constância está associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital.

Dos perigos da navegação nasceu o apego dos marítimos à Mãe de Deus e a confiança na sua protetora intervenção. A Festa e a Bênção dos Barcos, em Segunda-feira de Páscoa, são os momentos culminantes de uma devoção pelo menos bicentenária.

Até aos meados do século XX, apesar de algumas vicissitudes da vida e do mundo, a Festa manteve a sua grandiosidade de sempre, refletindo a prosperidade económica da vila que vinha da relação com os rios, de onde tirava o seu sustento e o sentido da sua existência.

Passado o tempo dos marítimos e do transporte fluvial, a Festa entrou em declínio, como as atividades que a geraram e mantiveram, e só não desapareceu porque a Paróquia decidiu assumir a sua organização, substituindo os festeiros que já não havia, e porque eram muito fundas as raízes que a devoção tinha criado na cultura local.

Sendo cada vez mais necessárias as graças do Céu para os caminhos da terra do que para as viagens nos rios, a Festa rendeu-se ao rei automóvel, institucionalizando, a partir dos anos 60, a Bênção das Viaturas que todos os anos se faz na Praça Alexandre Herculano.

Nas últimas três décadas, a Festa vive uma nova fase da sua história, iniciada quando a Câmara Municipal decidiu intervir nela com o objetivo de a revitalizar e revalorizar, associando-lhe um vasto conjunto de atividades culturais, recreativas e de lazer que constituem as Festas do Concelho de Constância.

Sem comentários: