Abrantes - Dia da Mulher comemorado com apresentação de livro sobre Maria de Lourdes Pintasilgo - Circo Natureza

PUB

08/03/2020

Abrantes - Dia da Mulher comemorado com apresentação de livro sobre Maria de Lourdes Pintasilgo

No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, decorrerá no dia 9 de março, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, a apresentação do livro "O pensamento ético-político de Maria de Lourdes Pintasilgo: diálogos com Martin Heidegger e Hans Jonas", de Marília Rosado Carrilho.

A iniciativa integra ainda um debate moderado pela vereadora da Câmara Municipal de Abrantes, Celeste Simão, com a participação de Marília Rosado Carrilho, Paula Valamatos Reis, Rosária Campos e Henriqueta Garrancho.

Resultado de uma adaptação da tese de doutoramento em Filosofia apresentada à Universidade de Évora em 2015, a obra "O pensamento ético-político de Maria de Lourdes Pintasilgo" apresenta as grandes teses da abrantina, assumindo a filosofia como fundamento estruturante da governação e da ação cívica. A obra insere-se no projeto "Ouvir o presente, cuidar o futuro: homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo", promovido pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, a Fundação Cuidar o Futuro e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.

A autora, Marília Rosado Carrilho, é natural de Marvão, distrito de Portalegre. Licenciada em Filosofia pela Universidade de Évora, participou no programa Erasmus, tendo estudado também na Universidade de Liège, Bélgica. É Professora de Filosofia, regressou aos estudos com o curso de mestrado em Ética, Género e Cidadania em 2007 e em 2015 doutorou-se em Filosofia pela Universidade de Évora com a tese "A fundamentação filosófica das noções de cuidado e de responsabilidade no pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo".

Sem comentários: