Torres Novas - Pianoforte explicado por Luzia Aurora Rocha e tocado por Philippe Marques no "Conversas com Música" - Circo Natureza

PUB

13/02/2020

Torres Novas - Pianoforte explicado por Luzia Aurora Rocha e tocado por Philippe Marques no "Conversas com Música"

A terceira sessão da iniciativa "Conversas com Música" terá lugar no dia 16 de fevereiro, às 16 horas, no Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas. Esta sessão especial do aniversário de Carlos Reis terá como tema "Afinal o que é um pianoforte?" e como oradora convidada Luzia Aurora Rocha, contando ainda com a participação especial do pianista Philippe Marques.

O Museu Municipal Carlos Reis possui nas suas coleções uma peça importantíssima a nível internacional, um pianoforte de Mathias Bostem que pertenceu a Carlos Reis. Por ocasião da celebração do aniversário do pintor, o Museu promove uma sessão dedicada a este instrumento musical, explicando-se questões de mecanismo, funcionamento e importância histórica e museológica. Afinal, o que é um pianoforte? O que define esta peça como um objeto de tamanha raridade?

Philippe Marques nasceu em 1991 em Lausanne, Suíça. Durante o seu percurso frequentou o Conservatório Regional Silva Marques, a Escola de Música do Conservatório Nacional e a Escola Superior de Música de Lisboa, onde terminou o Mestrado em Música com a máxima classificação. Já se apresentou como solista em Portugal, França, Brasil e EUA. Participa regularmente em recitais gravados pela Antena 2 e na sua discografia contam-se a integral das sonatas para piano de J. D. Bomtempo, num total de quatro discos, bem como um CD com obras de câmara de Ruy Coelho. Paralelamente, desenvolve actividade como professor de piano na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Escola Profissional da Metropolitana.

O ciclo "Conversas com Música no Museu" é um conjunto de sessões que visam dinamizar, ao nível artístico e científico, o Museu Municipal Carlos Reis. Este ciclo é organizado e dinamizado cientificamente por Luzia Aurora Rocha, investigadora da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH/CESEM) e consultora científica do Museu Municipal Carlos Reis (MMCR) e da Casa dos Patudos Museu de Alpiarça para as áreas da Música e Musicologia.

Sem comentários: