Torres Novas - Marco António Andrade revela novidades arqueológicas no Museu Municipal Carlos Reis - Circo Natureza

pub

30/01/2020

Torres Novas - Marco António Andrade revela novidades arqueológicas no Museu Municipal Carlos Reis

O Museu Municipal Carlos Reis (MMCR), em Torres Novas, dá inicio, no dia 1 de fevereiro, à iniciativa "Passado em construção: Novidades Arqueológicas no concelho de Torres Novas", espaço que pretende trazer arqueólogos e equipas de arqueologia ao Museu para falarem dos mais recentes trabalhos realizados no concelho e revelar alguns dos achados considerados mais interessantes.

Com início marcado para as 16 horas, o primeiro convidado da iniciativa será o arqueólogo Marco António Andrade, mestre em Pré-História e Arqueologia da UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, que irá explorar o tema: "Das Lapas à Rexaldia - Mobiliários votivos das antigas comunidades camponesas do Maciço Calcário Estremenho", a partir da coleção do Museu Municipal Carlos Reis.

No âmbito do vetor de investigação "Megalitismo de Gruta" no Maciço Calcário Estremenho, encontram-se em estudo diversos contextos funerários do Neolítico e Calcolítico desta área regional, incluindo os que estão representados no Museu, nomeadamente a necrópole das Lapas e a gruta da Buraca da Moura da Rexaldia.

Nesta apresentação, o arqueólogo Marco Andrade fará uma súmula dos trabalhos realizados nesses locais e apresentará os respetivos resultados, enquadrando-os no contexto arqueográfico das práticas funerárias das antigas comunidades camponesas dos 4.º e 3.º milénios a.C. no Maciço Calcário Estremenho.

Para 2020 estão marcadas mais 4 iniciativas deste âmbito com os arquitetos: Ana Rita Ferreira (18 de abril), Adelaide Pinto (4 de julho), Helena Santos, Marco Liberato e Nuno Santos (27 de setembro) e Filipa Rodrigues e João Zilhão (7 novembro).

A entrada na iniciativa é livre, não sendo necessária inscrição prévia.

 © DGPC

Sem comentários: