Abrantes - Paulo Alves apresenta livro "A árvore cantante" na Biblioteca Municipal - Circo Natureza

05/01/2020

Abrantes - Paulo Alves apresenta livro "A árvore cantante" na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, acolhe no dia 10 de janeiro, às 18 horas, a iniciativa "Ler os nossos com..." Paulo Alves, autor do livro "A árvore cantante".

O ilustrador e consultor ambiental já viu o céu em diversas partes do mundo, como Djibuti, Indonésia e Egipto, e, além das tintas, também gosta de sujar as mãos na terra. “No seu íntimo [Paulo Alves] combina a rudeza da terra com a sensibilidade visual apurada por uma curiosidade estruturante que o fascina. Tem por hábito deambular pelos campos à procura de aves para fotografar, desenhá-las em pormenor e partilhar o conteúdo com o mundo científico, isto é, transforma o ato em cultura científica especializada e a cultura do desenho em obra de arte. Neste livro, o Paulo quebra o silêncio físico de si mesmo e os seus códigos de comunicação habituais. Ilustração e texto dão corpo a uma narrativa que se abre a um horizonte de conhecimentos alargados, mais maduros, sem opacidade, elucidativos do seu estado de espírito atual.” (In Prefácio, por Pedro Gouveia).

Paulo Alves nasceu em Abrantes em 1989.  Em criança desenvolveu uma enorme paixão pelo meio natural. Aos 12 anos comprou os seus primeiros binóculos para observar aves, motivado pela curiosidade de saber mais e mais sobre a ornitologia. Iniciava-se assim na prática do birdwatching

Enquanto devorava livros ilustrados pelos seus artistas prediletos, Paulo Alves dava os primeiros traços a carvão e só mais tarde usou a cor, tendo a aguarela e o acrílico como meios artísticos preferenciais.  Atualmente, para além de ilustrador freelancer, trabalha como consultor ambiental em projetos de conservação e monitorização de aves migradoras que já o levaram a países como o Egito, a Indonésia ou o Djibuti.

(Interior do livro "A árvore cantante")

Sem comentários: