Sertã - A importância da comunicação da investigação é tema de "Cafés com Ciência" - Circo Natureza

publicidade

24/11/2019

Sertã - A importância da comunicação da investigação é tema de "Cafés com Ciência"

A iniciativa "Cafés com Ciência-Sertã" tem uma nova sessão no dia 26 de novembro, dedicada a "Por que são a comunicação da investigação e da história da química importantes?" e será dinamizada por Sérgio Rodrigues e Cátia Marques, a partir das 18 horas, no SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta.

Na iniciativa será abordada a importância da comunicação da investigação e da história da Química e será apresentado o "montelucaste", um fármaco usado no tratamento de asma nas crianças, que tem ganho novas aplicações, nomeadamente em terapêuticas anticancerígenas, cardiovasculares e anti-inflamatórias, assim como no tratamento de doenças neurodegenerativas, como é exemplo a Doença de Alzheimer.

Sérgio Rodrigues é professor auxiliar no Departamento de Química da Universidade de Coimbra e os seus interesses situam-se na área da química teórica e computacional, no ensino da história da química e na divulgação e comunicação de ciência.

Cátia Marques é estudante de doutoramento de Química Medicinal, na Universidade de Coimbra, e os seus interesses científicos incidem no reposicionamento dos medicamentos, nomeadamente da asma. Foi recentemente premiada num congresso internacional nos países escandinavos.

Os "Cafés com Ciência-Sertã" são conversas informais sobre ciência, promovidas pelo SerQ em parceria com Município da Sertã e o Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra.

Sem comentários: