Sertã - Dia Mundial da Diabetes assinalado com várias atividades em Cernache do Bonjardim - Circo Natureza

publicidade

12/11/2019

Sertã - Dia Mundial da Diabetes assinalado com várias atividades em Cernache do Bonjardim


A 9.ª edição de "Sertã em Movimento pela Diabetes" terá lugar no dia 17 de novembro em Cernache do Bonjardim. Promovido pela Câmara Municipal da Sertã, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população em geral e as pessoas com diabetes para a importância do controlo da doença.

A atividade terá início às 9 horas, no auditório da União de Freguesias, em Cernache do Bonjardim, com os rastreios de saúde e de Diabete tipo 2. Pelas 10 horas, segue-se uma palestra em que os convidados irão partilhar experiências e dicas sobre o tema "Como é viver com Diabetes?". Mais tarde, às 11 horas, realiza-se um "lanche saudável" e, às 11h30, será lançado o desafio "Mexa-se pela Diabetes" que levará os participantes à descoberta de Cernache do Bonjardim com um passeio pedestre, seguido de uma aula no pavilhão desportivo. A atividade encerrará cerca das 13 horas com a habitual fotografia de grupo "Unidos pela Diabetes".

A concentração dos participantes realizar-se-á às 9 horas junto do auditório da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. Na Casa da Cultura da Sertã, às 8h45, haverá transporte para Cernache do Bonjardim, havendo também transporte de regresso no final da atividade.

As inscrições são gratuitas e realizam-se até ao dia 14 de novembro, podendo ser efetuadas online ou na Casa da Cultura da Sertã, na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais e nas farmácias do Concelho. Os participantes deverão vestir uma camisola azul e levar roupa e calçado adequados à atividade física.

O Dia Mundial da Diabetes foi fixado a 14 de novembro por ser o dia de aniversário de Frederick Banting, cientista que descobriu a insulina (hormona responsável pela redução da glicemia). A data foi instituída pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde contando, desde 1991, com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas, por se tratar de uma doença crónica.

Sem comentários: