Abrantes - Oliveira do Mouchão está em votação para Árvore do Ano 2020 - Circo Natureza

publicidade

18/11/2019

Abrantes - Oliveira do Mouchão está em votação para Árvore do Ano 2020


Está aberta a votação para eleger a árvore portuguesa de 2020. A votação online decorrerá até às 23h59 do dia 1 de dezembro, sendo que a grande vencedora, revelada a 2 de dezembro, representará Portugal no concurso Árvore Europeia de 2020. Para fazer a sua votação clique no seguinte link: Árvores do Ano 2020.

No Médio Tejo, a árvore a concurso é a Oliveira do Mouchão, a mais antiga de Portugal, que se localiza nas Mouriscas, Abrantes. Na página do concurso, pode ler-se: "Os pescadores reuniam-se junto da Oliveira Velha e daí corriam para os pesqueiros. Quem primeiro chegava ao Tejo escolhia a Pesqueira do Mouchão, a melhor, daí a designação Oliveira do Mouchão. Mais de 3 milénios fizeram dela testemunha silenciosa de Fenícios aventureiros, de Celtiberos e de Romanos que se deliciaram com o seu azeite. À sua sombra, Cristãos e Muçulmanos selaram acordos. O vento que lhe assobiou nos ramos escutou a bravura de mourisquenses que combateram franceses invasores."

Das 35 árvores portuguesas candidatas a este prémio, o júri, formado por António Bagão Félix (economista), Rui Queirós (engenheiro silvicultor do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e António Gonçalves Ferreira (presidente da União da Floresta Mediterrânica – UNAC), escolheu dez candidatos para a votação online.

Há regras para esta votação online: cada pessoa só pode votar uma vez e pode seleccionar duas árvores. Nos últimos dois dias de votação, o número total de votos de cada candidata será oculto.

O Concurso Nacional Árvore de Ano é organizado pela União da Floresta Mediterrânica, organização de Produtores Florestais que representa os interesses dos produtores florestais do espaço mediterrânico português.

Sem comentários: