Vila Nova da Barquinha - Praia do Ribatejo comemora 500 anos do Foral de D.Manuel I - Circo Natureza

publicidade

09/10/2019

Vila Nova da Barquinha - Praia do Ribatejo comemora 500 anos do Foral de D.Manuel I

Integrada nas comemorações dos 500 anos do Foral de D.Manuel I outorgado a Payo de Pelle, a freguesia de Praia do Ribatejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha, vai promover este sábado, 12 de outubro, a partir das 18h18, a "Exaltação das Ordens", atividade que terá lugar na rua Castelo do Zêzere, em Praia do Ribatejo.

Ao longo da rua Castelo do Zêzere, os visitantes podem assistir a uma recriação histórica fiel que termina com o cortejo no cemitério local, numa alusão ao carácter divino da época, contando com cerca de 30 figurantes que estarão vestidos a rigor.

A iniciativa pretende revalorizar a história de Payo de Pelle, essencialmente a sua herança templária, mas também homenagear a Ordem do Templo e a sua metamorfose em Ordem de Cristo.

O Foral de Payo de Pelle foi outorgado a 22 de dezembro de 1519 por D. Manuel I e que à época a atual zona de Praia do Ribatejo era território da Ordem de Cristo, mas até 1312 fez parte de uma das mais poderosas Comendas da Ordem do Templo. Foi nesse contexto que o mestre da Ordem, D.Gualdim Pais, fez a outorga do primeiro Foral da vila, em 1174.

Sem comentários: