Constância - Conferência com Professor de Harvard na Casa-Memória de Camões - Circo Natureza

17/10/2019

Constância - Conferência com Professor de Harvard na Casa-Memória de Camões


A Casa-Memória de Camões em Constância promove, no dia 19 de outubro, pelas 16 horas, uma conferência com o tema "Os mares épicos de Camões", pelo Prof. Josiah Blackmore da Universidade de Harvard.

Na conferência, o Prof. Blackmore apresentará ideias sobre "Os Lusíadas" como uma epopeia do mar, da navegação e das viagens marítimas. É, portanto, objetivo da conferência estudar o mundo marítimo e a viagem marítima como aspeto fundamental da criação poética camoniana, sobretudo, mas não exclusivamente, na elaboração do poema épico. Estudar-se-ão as relações entre a navegação e a narrativa épica, entre os navios e o decorrer da história, entre a saudade camoniana, o exílio e os mundos de água em alguns dos poemas líricos e o lugar do mar e da navegação na cultura científica do mundo em que viveu Camões.

Josiah Blackmore é Catedrático Nancy Clark Smith of the Language and Literature of Portugal na Universidade de Harvard, com especialização na literatura portuguesa medieval e renascentista. Durante 22 anos, foi professor titular da literatura portuguesa na Universidade de Toronto. Entre as suas publicações, contam-se livros sobre a literatura portuguesa dos naufrágios (Manifest Perdition, 2002), a empresa portuguesa em África nos séculos XV e XVI (Moorings, 2009) e uma edição das traduções para o inglês de Fernando Pessoa das Canções de António Botto (2010). Os seus artigos apresentam análises da poesia galego-portuguesa medieval, as crónicas de Gomes Eanes de Zurara, os viajantes portugueses na história cultural do mar nos séculos XVI e XVII e a ficção de Eça de Queiroz.

Sem comentários: