Torres Novas - Sessão de esclarecimento sobre a vespa asiática na Biblioteca Municipal - Circo Natureza

10/07/2019

Torres Novas - Sessão de esclarecimento sobre a vespa asiática na Biblioteca Municipal

No dia 13 de julho, pelas 11 horas, terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, uma sessão de esclarecimento sobre a vespa asiática, os seus impactos, caraterísticas e monitorização.

Esta sessão, promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), destina-se à população em geral, apicultores, agricultores, produtores florestais, educadores e agentes da Proteção Civil (Bombeiros, GNR, PSP) e terá como oradores Carlos Ramos, vereador do Ambiente e os técnicos João Paiva Ribeiro (engenheiro agropecuário) e Oriêncio Pereira (engenheiro florestal).

Nos últimos anos a dispersão em território nacional proveniente do norte da Península Ibérica da vespa velutina ou vespa asiática tem sido preocupante, não só por questões de proteção de pessoas e bens, mas também devido ao efeito impactante sobre o setor apícola. O cognome de “assassina”, dado a esta espécie, remete para a morte rápida de um enxame de abelhas quando sofre o ataque deste inseto altamente predador e voraz. Apesar de não ser um inseto individualmente muito agressivo para o ser humano, pode, em colónia, quando esta é ameaçada, tornar-se muito perigoso e fatal quando o ataque é feito pelas centenas de vespas que estão nos ninhos definitivos.

Sem comentários: