Médio Tejo - Festival ZêzereArts traz música erudita à região de 14 a 27 de julho - Circo Natureza

22/07/2019

Médio Tejo - Festival ZêzereArts traz música erudita à região de 14 a 27 de julho


O Festival ZêzereArts regressa entre os dias 14 e 27 de julho de 2019 e promete divulgar a música erudita em Ferreira do Zêzere, Dornes, Tomar, Vila Nova da Barquinha e na Batalha com concertos, recitais, coros e exposições de arte.

O festival é o momento final de uma experiência pedagógica que reúne dezenas de estudantes de música, jovens profissionais e amadores de alto nível para um curso de Verão com professores de reconhecido mérito, nacional e internacional. O resultado do trabalho realizado surge em formato de concertos, recitais e espectáculos, apresentados à comunidade em espaços cheios de História destas localidades. Todos de forma totalmente gratuita.

Entre os nomes em destaque, nesta edição, encontram-se os compositores portugueses Fernando Lapa e Cândido Lima, o compositor francês Pascal Dusapin, a violinista portuguesa Matilde Loureiro ou a soprano sérvia Natasa Sibalic. O coro de câmara Voz Nua, de Aveiro, e o Cuore Chamber Choir, de Dublin, também irão participar.

O festival abre com um Recital de violino e piano com canto lírico, no Auditório Fernando Lopes-Graça, em Tomar, resultante da masterclass com Ilya Grubert, prestigiado violinista, e da masterclass de canto lírico de Brian MacKay, dirigidas a estudantes avançados.

A presença de Mozart será sentida no dia 16 de julho, na Igreja de Nossa Senhora da Graça em Tomar. Será apresentada a obra Missa Solemnis "Waisenhausmesse" KV 139, pelas vozes do próprio Coro do Festival ZêzereArts, com a direcção de Pedro Correia.

Outra das grandes novidades da edição ZêzereArts 2019 é o cruzamento com o Festival CriaSons, o ciclo de concertos que, desde dezembro passado, tem continuado a aprofundar a missão de promover e divulgar amplamente a música erudita, com particular incidência na criação contemporânea produzida em Portugal. Ao sexto concerto, o CriaSons apresenta no ZêzereArts os compositores Fernando Lapa – o compositor residente desta edição – e Cândido Lima. Acontece na Biblioteca Municipal António Cartaxo Fonseca de Tomar, no dia 15 de julho.

Outra novidade é a inauguração da exposição "Images of ZêzereArts", de Els Smulders-Waijers, que terá lugar no Posto de Turismo de Dornes, no dia 17 de julho.

O concerto de encerramento acontece no dia 27 de julho, pela mão da Orquestra do Festival ZêzereArts e do Ensemble de Ópera Musicamera, na Igreja Matriz de Areias, em Ferreira do Zêzere.

O ZêzereArts nasceu em 2011 por iniciativa de Brian MacKay, director artístico do festival. Este é um dos projectos da Musicamera, uma das mais prestigiadas produtoras na área da música erudita em Portugal, que conta com o apoio da DGArtes, do Médio Tejo - Comunidade Intermunicipal e das Câmaras Municipais de Ferreira do Zêzere, Tomar e Vila Nova da Barquinha.

Programa do ZêzereArts 2019

Domingo, dia 14
18h30, Canto Firme, Tomar
Recital de Canto Lírico com violino e piano

Segunda-feira, dia 15
18h30, Biblioteca Municipal de Tomar
Concerto CriaSons - Fernando Lapa (Compositor em Residência) e Cândido Lima, com Ana Cláudia de Assiz, Natasa Sibalic, Eliot Lawson, Paulo Gaspar, Katharine Rawdon, Catherine Strynckx, Luís Pacheco Cunha, Adriano Aguiar, Brian MacKay, Ensemble Vocal ZêzereArts

Terça-feira, dia 16
21h00, Igreja Nossa Senhora da Graça, Tomar
Concerto Coral Mozart - Missa Solemnis “Waisenhausmesse”

Quarta-feira, dia 17 
18h30, Igreja de Nossa Senhora do Pranto, Dornes
Concerto Coral Ensembles Vocais ZêzereArts

Quinta-feira, dia 18
15h00, Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha
Recital - Tea with Paganini

18h30, Convento de Cristo, Tomar
Concerto Coral

Sexta-feira, dia 19
21h00, Convento de Cristo, Tomar
Concerto Coral Waves of Sound

Sábado, dia 20
19h00, Mosteiro da Batalha
Concerto Coral Waves of Sound

Domingo, dia 21
16h00, Igreja Matriz de Tancos, Vila Nova da Barquinha
Recital - Estudantes e Professores dos Cursos Magistrais de cordas ZêzereArts

Terça-feira, dia 23
18h30, Biblioteca Municipal de Tomar
Recital

Quarta-feira, dia 24
21h00, Igreja Matriz de Beco, Ferreira do Zêzere
Recital de Música - Estudantes e Professores dos Cursos de cordas ZêzereArts

Quinta-feira, dia 25
21h00, Convento de Cristo, Tomar
Concerto Orquestra ZêzereArts

Sexta-feira, dia 26
15h00, Cine-Teatro Paraíso, Tomar
Recital com os estudantes das masterclass de cordas e Ana Queroz ao piano

22h00, Castelo de Almourol, Praia do Ribatejo
Concerto pela ZêzereArts Festival Orchestra

Sábado, dia 27
21h00, Igreja Matriz de Areias, Ferreira do Zêzere
Concerto de Encerramento pela ZêzereArts Festival Orchestra

Sem comentários: