Tomar - Mil lanternas flutuantes vão iluminar rio Nabão - Circo Natureza

11/06/2019

Tomar - Mil lanternas flutuantes vão iluminar rio Nabão


Cerca de mil lanternas flutuantes vão iluminar o rio Nabão, em Tomar, na noite de 15 de junho, no âmbito do Festival de Lanternas Flutuantes, promovido pelos alunos e professores do 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria.

Com início às 21h03, o festival pode ser observado a partir das margens ou de uma das três pontes existentes no troço do rio onde vai decorrer a iniciativa.

O festival, que envolve um total de 60 alunos do 6.º ano, 25 professores do 2.º Ciclo, 12 alunos do Ensino Secundário, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, tem por tema a Festa dos Tabuleiros e encerra o ano letivo de forma criativa.

Inspirando-se numa tradição com origem na China há 2000 anos, o festival vai “iluminar” o troço do rio Nabão entre a ponte velha e a ponte do Flecheiro, com as velas artesanais colocadas numa estrutura que tem uma base de cortiça e lados construídos com papel vegetal decorado com a cruz de Cristo e a esfera armilar (símbolos dos Descobrimentos) e um tabuleiro e a pomba do Espírito Santo (símbolos da Festa dos Tabuleiros).

Feitas com materiais biodegradáveis, no final do evento as lanternas serão recuperadas por 24 canoístas do Centro de Formação Desportiva e pelos 60 alunos que constituem, com a supervisão de um grupo multidisciplinar de professores, a equipa responsável pela colocação das mil velas no rio.

Sem comentários: