Constância - Celebrar e homenagear Camões nas Pomonas Camonianas de 8 a 10 de junho - Circo Natureza

03/06/2019

Constância - Celebrar e homenagear Camões nas Pomonas Camonianas de 8 a 10 de junho


Nos dias 8, 9 a 10 de junho, Constância recebe as XXIV Pomonas Camonianas, um evento cultural que pretende homenagear Camões, a época em que o épico viveu e a sua ligação à vila.

A cerimónia de abertura do evento, no dia 8, às 15h00, no Parque de Merendas, contará com um apontamento musical dos alunos do Ensino Articulado de Música. Pelas 18h00, o Grupo EKVAT da Casa de Goa divulgará a música e as danças tradicionais de Goa com um reportório de canções e danças populares, como o Fugddi e o Deknni, resultante da convivência entre a cultura hindu e a cultura ocidental cristã.

Às 21h00 no Jardim-Horto Camoniano, num ambiente exótico e místico recuperando as cores, os aromas, os gestos e os sons de uma verdadeira noite oriental, terá lugar a atuação de uma bailarina de dança clássica, dos Tintinnabvlvm com as sonoridades do oriente, do grupo do ginásio municipal com a energia oriental e por fim decorrerá uma sessão de pintura henna.

No dia 9 de junho, a Praça Alexandre Herculano e a Avenida das Forças Armadas acolhem a Feira de Antiguidades e Velharias, entre as 9h00 e as 20h00, sendo que, junto ao Monumento a Camões, a animação terá início pelas 17h30 com a atuação dos alunos do 1.º ciclo do concelho e dos alunos da Universidade Sénior. Pelas 21h30, no anfiteatro dos rios será recriada a chegada de Camões a Constância e pelas 00h00 terá início a prova de orientação noturna.

No 10 de junho, Constância celebra Camões e a sua relação com o poeta, realizando, pelas 15h00, uma deposição de coroas de flores junto ao Monumento a Camões, seguindo-se, uma hora depois, um momento de danças renascentistas. Na Casa-Memória de Camões terá lugar, às 17h00, uma conferência subordinada ao tema “O Poeta em busca de si e da sua epopeia”, pelo professor Carlos Ascenso André. Para encerrar as Pomonas Camonianas decorrerá, pelas 19h00, junto ao Monumento a Camões, um momento de danças acrobáticas.

Sem comentários: