Torres Novas - Município assinala Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus com exposição e espetáculo - Circo Natureza

15/05/2019

Torres Novas - Município assinala Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus com exposição e espetáculo


O Município de Torres Novas volta a associar-se às comemorações do Dia e da Noite dos Museus, integrando o roteiro cultural internacional e oferecendo um programa local acessível aos mais diferentes públicos.

Este ano, o Dia Internacional dos Museus tem como tema "Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição", uma temática que conduz a reflexões várias sobre as práticas e as estratégias dos museus, bem como à análise das suas interligações com a comunidade.

Assim, no dia 18 de maio, o Museu Municipal Carlos Reis (MMCR) estará de portas abertas ao público durante 11 horas consecutivas, das 14h00 à 01h00 da manhã, tendo lugar, pelas 17h30, a abertura da exposição “RE-VISITAÇÃO”, de Luís Rodrigues Bretes. Trata-se de um projeto conjunto entre o município, a Galeria Neupergama, as Paróquias e a Santa Casa da Misericórdia, pelo que o artista irá estar presente na abertura da exposição nos restantes locais: pelas 18h30, na Igreja da Misericórdia de Torres Novas, pelas 19h00, na Igreja de Santiago, e pelas 19h30, na Igreja do Salvador.

À noite, decorrerá, pelas 22h11, o espetáculo “Saravá Palavrá”, no Museu Municipal Carlos Reis, integrado na Noite Europeia dos Museus. Uma performance imersiva e um ritual ‘palavro-espiritual’ com a força rítmica do candomblé e a beleza da palavra falada, numa homenagem poética à cultura oral africana e à riqueza sonora da língua portuguesa.
No mesmo espaço, o público, o ator-performer, o batuque afro e a expressão rítmica do corpo transformam um conjunto de manifestações culturais de origem afro-brasileiras numa experiência poética, com o caráter exclusivo de um ritual cénico multidisciplinar cruzando as linguagens da palavra, da música e da dança. O espaço de apresentação recria, através de uma iluminação minimalista, a atmosfera de um terreiro**simbólico que desperta a curiosidade dos espetadores. O sincretismo místico em Saravá Palavrá pede licença à fonética para que faça da Arte uma imitação da Vida.

Programa
18 de maio de 2019

Dia Internacional dos Museus, Museu Municipal Carlos Reis

14h-01h00 | Museu de portas abertas [entrada livre]

17h30 | Cerimónia inaugural da exposição “RE-VISITAÇÃO” no Museu Municipal Carlos Reis [parceria Município, Galeria Neupergama, Paróquias de Torres Novas e Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas]

Abertura da exposição, com a presença do artista, nos restantes locais:

18h30 | Igreja da Misericórdia de Torres Novas

19h00 | Igreja de Santiago

19h30 | Igreja do Salvador

Noite Europeia dos Museus, Museu Municipal Carlos Reis

22h11 | Espetáculo “Saravá Palavrá”

Sem comentários: