Torres Novas - Sara Ramone explora o tema da abjeção em exposição no Convento do Carmo - Circo Natureza

21/03/2019

Torres Novas - Sara Ramone explora o tema da abjeção em exposição no Convento do Carmo

"Margem" é o nome da exposição de Sara Ramone que vai estar patente no Convento do Carmo, em Torres Novas, de 24 de março a 18 de maio.

Neste projeto, a artista explora o tema da abjeção, nas suas múltiplas vertentes, incluindo social, psicanalítica, religiosa e estética. A exposição tem a curadoria de Mafalda Duarte Barrela e conta ainda com a colaboração de Micael Ferreira e de Pedro Marujo na performance Lado A vs. Lado A, que ocorrerá na data inaugural (24 de março, às 16 horas).

"Margem" questiona a posição do abjeto como aquele que é colocado à margem por instituições normativas governamentais, quer da sociedade, do corpo, da cultura, da arte. A combinação da noção de crítica como entendida por Judith Butler e Michel Foucault com a de abjeto de Julia Kristeva, Georges Bataille, entre outros permite ver o limítrofe com outros olhos.


Sara Ramone nasceu em 1994 e é oriunda de Viana do Castelo. Frequenta o Mestrado em Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, instituição onde se licenciou na mesma área. Os meios que utiliza para se exprimir artisticamente são bastante ecléticos, nos quais se incluem cerâmica, instalação, fotografia e performance. Expõe coletivamente desde 2013, nomeadamente em “Começar…” na FBAUP (Porto); “Aliança das Artes” no Hotel Aliança (Viana do Castelo); “As fotografias e o resto #0.1” na FBAUP (Porto); “Aqui Fora” no Palacete Pinto Leite (Porto); “Todos os Títulos” na FBAUP (Porto); “Holly Youth” (Viana do Castelo); “umpontodesituação” na FBAUP (Porto) e “RENTE” com a artista Beatriz Bizarro na Galeria Dentro (Porto). Em 2017, trabalhou como assistente técnica no Estúdio Pedro Wirz.

A exposição poderá ser visitada gratuitamente às segundas, terças, quintas e sextas-feias das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, e às quartas-feiras das 9h às 12h30 e das 14h às 19h. Encerra aos fins-de-semana e feriados.

As reservas de visitas de grupo em horário pós-laboral e fins-de-semana ou mais informações através do e-mail museu.municipal@cm-torresnovas.pt.

Sem comentários: