Tomar - Mês da Proteção Civil centrado nas alterações climáticas - Circo Natureza

11/03/2019

Tomar - Mês da Proteção Civil centrado nas alterações climáticas


O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, vai estar em Tomar esta terça-feira, dia 12 de março, para participar no IV Encontro Municipal de Proteção Civil que terá como tema as alterações climáticas.

A iniciativa, integrada no Mês da Proteção Civil, terá lugar na Biblioteca Municipal, com a presidente da Câmara, Anabela Freitas, a fazer a abertura às 9h30, seguindo-se a apresentação da estratégia municipal de adaptação às alterações climáticas, por parte de Cátia Pouseiro, técnica da autarquia. Do programa consta ainda a criação do conselho local de acompanhamento desta estratégia e uma intervenção do secretário de Estado.

A partir das 11h30, a segunda parte do Encontro contará com intervenções de dois especialistas na matéria: Pedro Matos Soares, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, fará uma apresentação de alterações climáticas e Mário Silvestre, do CDOS de Santarém da Autoridade Nacional de Proteção Civil, abordará respostas a dar às mesmas.

Uma semana depois, a 19 de março, a Biblioteca recebe nova iniciativa no âmbito deste Mês: o seminário “O(s) Risco(s)”, com abertura às 10 horas, e que conta com intervenções de Paulo Gil Martins (Instituto Superior de Educação e Ciências) sobre “Conceito de risco/perigo”, da ANPC acerca do “Sistema nacional de monitorização e comunicação de risco, de alerta especial e de aviso à população”, de Duarte Caldeira (presidente do Centro Estudos e Intervenção em Proteção Civil) a propósito da “Informação do(s) comportamento(s) a seguir pela população em situação de risco(s)” e de Tiago Lopes (comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa) sobre “Risco(s) em eventos com elevada concentração de pessoas”.

Integrados no Mês da Proteção Civil, haverá ainda exercícios de treino de "Oficial de Segurança Local" do Programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras, nas Juntas de Freguesia prioritárias: Além da Ribeira e Pedreira, Asseiceira, Carregueiros, Olalhas, Sabacheira, S. Pedro, Serra e Junceira, nos dias 20, 21 e 22 de m
arço.

Sem comentários: