Abrantes - "Entre nós e as palavras" com a escritora Deana Barroqueiro - Circo Natureza

25/02/2019

Abrantes - "Entre nós e as palavras" com a escritora Deana Barroqueiro

A escritora Deana Barroqueiro é a convidada da próxima sessão de “Entre nós e as palavras” que terá lugar na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, no dia 28 de fevereiro, às 21h30. A apresentação inicial do livro "Contos eróticos do Velho Testamento" (Editorial Planeta) estará a cargo de Isabel Pitacas.

A partir de crónicas do Antigo Testamento, Deana Barroqueiro recria de forma irrepreensível e fascinante a vida dos pastores nómadas que formaram as tribos de Judá e Israel, num conjunto de narrativas cheias de erotismo e sensualidade, mas também pontuadas por episódios de violência e tirania. Um livro que retrata a forma
como as mulheres foram retratadas durante séculos: criaturas de segunda categoria, ardilosas e insaciáveis.

Deana Barroqueiro nasceu nos Estados Unidos da América, em 1945, e emigrou para Portugal aos dois anos. Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa, a que se seguiu uma longa carreira de professora de Língua e Literatura Portuguesa e Francesa, e muitos projetos de Teatro e de Escrita Criativa. Dotada de invulgar capacidade de comunicação, tem um longo currículo de palestras em escolas, universidades, bibliotecas e outros espaços culturais, sobre História e Cultura Portuguesa do Século XV ao XVII. Em Novembro de 2003, recebeu um louvor pela Câmara de Newark, EUA, em reconhecimento do seu contributo para a divulgação e promoção da língua e cultura portuguesas entre as comunidades de emigrantes da América, Canadá e Europa.

Sem comentários: