22/11/2018

Torres Novas - “Portugal não é um País Pequeno” no palco do Teatro Virgínia

“Portugal não é um País Pequeno” é o nome do espetáculo que o Hotel Europa leva ao Teatro Virgínia, este sábado, 24 de novembro, pelas 21h30.

O espetáculo de teatro documental reflete sobre a ditadura e a presença portuguesa em África, em particular a vida dos antigos colonos portugueses através dos seus testemunhos reais.

O texto foi criado através de um processo de verbatim, que significa copiado palavra por palavra, o que se traduziu na escrita de um texto de teatro que utiliza fielmente as palavras das pessoas entrevistadas sobre a sua vida em África no Período Colonial Português.

A metodologia seguida combinou a recolha de testemunhos dessas pessoas e uma detalhada pesquisa historiográfica, criando um texto que retrata a complexidade da história recente em Portugal, no caso do fim do colonialismo português.

André Amálio, criador e ator do espetáculo, refere que com este trabalho pretendeu "investigar histórias reais que se tornaram memórias e que com o tempo foram herdadas; estou interessado em situações onde as pessoas reais contribuem para contestar e reconstruir identidades culturais; estou interessado na forma como o teatro pode contribuir para a reescrita da história, dando voz a um grupo silenciado, trabalhando assim na transmissão da memória entre gerações."

Os bilhetes têm o custo de 7,50€ (descontos aplicáveis) e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Virgínia, em www.bol.pt e nos pontos de venda FNAC e Worten.

Sem comentários:

Enviar um comentário