Tomar - Convento de Cristo recebe mostra retrospetiva do Atelier Aires Mateus

Os 20 anos de atividade do atelier Aires Mateus (1998-2018) são o tema da exposição que pode ser visitada no Convento de Cristo, em Tomar, a partir de 23 de novembro. A mostra, com inauguração às 18 horas, ficará patente nas salas do Noviciado do Convento, até 31 de janeiro de 2019.

Para esta retrospetiva, os arquitectos Manuel e Francisco Aires Mateus escolheram 54 projetos, apresentados em 91 maquetes.

Manuel e Francisco Aires Mateus nasceram em Lisboa em 1963 e 1964. Formaram-se na Faculdade de Arquitectura /U.T.L. em 1986 e 1987 respetivamente. Começaram a colaborar com o arquitecto Gonçalo Byrne a partir de 1983. Em 1988 começaram a desenvolver projetos enquanto autores. O atelier Aires Mateus é fundado nessa altura pelos dois irmãos, embora ocupando ainda um espaço dentro do atelier do arquitecto Gonçalo Byrne. Manuel Aires Mateus foi Prémio Pessoa em 2017.

Esta exposição de Arquitectura acontece no âmbito da parceria entre a Direção Geral do Património Cultural - Convento de Cristo, a Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Sul, que trouxe já ao monumento Património Mundial da Humanidade UNESCO, exposições dos arquitectos Souto de Moura e Carrilho da Graça.

Comentários