06/09/2018

Torres Novas - Oficina de literacia sensorial na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

No âmbito do Dia Internacional da Literacia, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, promove, no dia 8 de setembro, pelas 11 horas, uma oficina de literacia sensorial (olfato), na sala infantil.

Esta oficina é dirigida a famílias e aos demais utilizadores da sala infantil e tem como objetivos identificar diferentes cheiros e aguçar o sentido do olfato.

A oficina inicia-se com a leitura da história "O Papão" de Pablo Albo e Maurizio Quarello (OQO Editora). Quando a avó decidiu preparar uma surpresa para as netas, pão com mel, esqueceu-se de que essa era precisamente a comida preferida do papão. As netas, uma a uma, desceram pelas escadas escuras, frias e misteriosas; empurraram a porta e… A partir daqui surge uma conversa com os participantes quanto à importância do olfato, bem como dos restantes 4 sentidos.

De seguida, a oficina prolonga-se com um jogo que leva os participantes à identificação de alguns cheiros onde, ao longo da conversa, podem distinguir e atribuir adjetivos a odores (agradável/desagradável) e identificar objetos e substâncias inodoros.

O Dia Internacional da Literacia, instituído e celebrado pela UNESCO desde 1967, a 8 de setembro, serve para lembrar o mundo da importância da alfabetização como dignificação e como um Direito do Homem, pretendendo-se alcançar uma sociedade mais literada e sustentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário