Torres Novas - Prémio Maria Lamas entregue no Dia da Cidade - Circo Natureza

06/07/2018

Torres Novas - Prémio Maria Lamas entregue no Dia da Cidade

A cerimónia de entrega da edição de 2018 do Prémio Maria Lamas, promovido pelo Município de Torres Novas, vai realizar-se no dia 8 de julho (Dia da Cidade), na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, às 18 horas.

O Prémio Maria Lamas de Estudos sobre a Mulher e o Género, edição de 2018, foi atribuído a Isabel Nunes Ventura, pela sua tese de doutoramento em Sociologia intitulada Medusa no Palácio da Justiça: imagens sobre mulheres, sexualidade e violência a partir dos discursos e práticas judiciais. A dissertação foi apresentada pela sua autora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em 2016.

O prémio 2018 foi decidido por unanimidade pelo júri, constituído por Inês Brasão (vencedora do prémio na primeira edição), Virgínia Batista (vencedora do prémio em 2016) e Miguel Vale de Almeida, que integra o júri desde a sua primeira edição.

O prémio Maria Lamas para estudos sobre a mulher, género e igualdade, de periodicidade bienal e promovido pelo município de Torres Novas, evoca a figura de Maria Lamas, perpetuando o seu testemunho de lutadora pelos direitos das mulheres portuguesas. Com um valor pecuniário de 3000 euros, pretende-se ainda contribuir para o desenvolvimento do conhecimento numa perspetiva de transversalidade e pluralidade e reconhecer estudos académicos e científicos realizados em Portugal, produzidos por autores portugueses ou estrangeiros.

Sem comentários: