Abrantes - Hospital Miguel Bombarda pela lente de José Fontes

A Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, tem patente, de 13 de julho a 31 de agosto, a exposição "Hospital Miguel Bombarda 1968", que integra fotografias do médico abrantino José Fontes.

No dia da inauguração da mostra, 13 de julho, pelas 17h30, decorrerá a apresentação do livro "Hospital Miguel Bombarda 1968", igualmente da autoria de José Fontes, e será projetado o filme "Qualquer coisa de belo", de Pedro Sena Nunes (das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00, de 15 em 15 minutos). Tanto José Fontes como Pedro Sena estarão presentes na sessão.

As fotos de José Fontes, que agora podem ser vistas na sua cidade Natal, datam de 1968, altura em que o autor fez internato naquele hospital e mostram como era o quotidiano da instituição.

José Milheiriço Fontes [Abrantes, 1940] é médico radiologista. A fotografia é uma paixão de criança. Em 1062/63 fundou, com António Portugal, a secção fotográfica da Associação Académica de Coimbra. Iniciou a frequência do Curso de Medicina, em Lisboa. Foi membro da Comissão Pró-Associação de Estudantes e aí fundou a Secção de Intercâmbio e Turismo. Organizou cursos de fotografia conjuntamente com outros médicos e professores ilustres. Voltou a frequentar a Faculdade de Medicina de Lisboa, onde dirigiu o departamento fotográfico (primeiro como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e depois como bolseiro do Instituto de Alta Cultura). No Instituto de Anatomia montou um serviço de radiologia e um departamento de microangiografia para apoio a doutorandos e outros investigadores. Como associado do Foto Club 6 x 6 (membro do International Federation of Fotografic Art — FIAP), fez parte do seu Conselho Artístico e participou em concursos nacionais e internacionais, tendo igualmente efetuado exposições individuais.

A exposição pode ser vista de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.