Constância - Celebrar e homenagear Camões nas Pomonas Camonianas nos dias 9 e 10 de junho - Circo Natureza

pub

05/06/2018

Constância - Celebrar e homenagear Camões nas Pomonas Camonianas nos dias 9 e 10 de junho

A XXIII edição das Pomonas Camonianas, em Constância, volta a evocar a época em que Camões passou naquela vila Ribatejana. Nos dias 9 e 10 de junho, a memória de Camões é perpetuada através da recriação de um ambiente quinhentista, de uma exposição-venda de frutos e de flores, da feira de antiguidades e velharias, de exposições e de muita animação.

A cerimónia de abertura das Pomonas Camonianas acontece no dia 9 de junho, às 15 horas, no Parque de Merendas, seguindo-se a declamação de poesia junto ao Monumento a Camões, pelos alunos do 9. Ano do Agrupamento de Escolas de Constância, da Universidade Sénior e da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro. A zona ribeirinha, em frente ao Rio Zêzere, recebe a atuação das crianças da Creche “Os Pequenos Poetas”, da Santa Casa da Misericórdia de Constância, às 17 horas, e a atuação dos alunos dos jardins-de-infância do concelho, às 17h30.

Ainda no dia 9, Ana Laíns apresenta o disco “Portucalis”, no Cineteatro Municipal, às 22h00, enquanto o Parque Ambiental de Santa Margarida é o ponto de encontro da Prova de Orientação Noturna, que terá início às 24 horas.

No dia 10 de junho, entre as 9 e as 21 horas, a Praça Alexandre Herculano e a Avenida das Forças Armadas recebem a Feira de Antiguidades e Velharias, decorrendo, no Centro Hípico de Santa Bárbara, a partir das 10 horas, o VII Festival Hípico de Constância. A tarde é animada com a deposição de coroas de flores, no Monumento a Camões e no Jardim-Horto de Camões, às 15 horas, Danças Renascentistas, pelos alunos do 9.º ano, às 16 horas, e atuação dos alunos do 1.º ciclo do concelho, na zona ribeirinha, às 17h30. A entrega dos prémios do Concurso de Fotografia “Olhar a Festa” e do Concurso de Pintura ao Ar Livre “As cores de Constância” decorre na Antiga Cadeia, às 18h30. A encerrar as Pomonas Camonianas terá lugar no Jardim-Horto de Camões, às 19 e 20 horas, o espetáculo “Tomem lá do Camões” pelos alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Constância.

Ao longo dos dois dias, decorrerá o Mercado Quinhentista, com exposição e venda de frutos e flores, no Parque de Merendas, enquanto a Antiga Cadeia recebe as exposições do Concurso de Fotografia “Olhar a Festa” e do Concurso de Pintura ao Ar Livre “As cores de Constância”.

As Pomonas Camonianas são uma organização da Câmara Municipal de Constância, com o apoio do Agrupamento de Escolas do Concelho, da Associação Casa-Memória de Camões e da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro.

Sem comentários: