Vila Nova da Barquinha - Judith Bauer é convidada de "Palavras Soltas" - Circo Natureza

25/04/2018

Vila Nova da Barquinha - Judith Bauer é convidada de "Palavras Soltas"

O Centro de Estudos de Arte Contemporânea (CEAC) de Vila Nova da Barquinha recebe, na próxima quinta-feira, dia 26 de abril, às 18h30, uma nova edição de "Palavras Soltas".

A iniciativa terá como convidada Judith Bauer e como tema "Quantas cordas tem um violoncelo?".

O seu caminho começou na Escola Internacional de Construção de Violinos I.P.I.A.L.L., em Cremona, Itália, na cidade berço do violino, onde há 300 anos atrás António Stradivari construiu os primeiros violinos com fama mundial.

Com os mestres Maurizio Tadioli, Giorgo Cé e Massimo Negroni estudou os princípios da construção de violinos. Aprendeu os princípios do restauro com Claudio Amighetti e a montagem com Toshiyuki Matsushita. Teve também o prazer de estudar a manutenção dos arcos sob a tutela de Emilio Slaviero.

Em 1999 recebeu o Diploma de "Técnico de Liuteria" em Cremona, e ainda no mesmo ano superou os exames equivalentes em Mittenwald (Alemanha) onde conseguiu o equivalente título alemão "Gesellenprüfung" que autoriza a exercer a profissão de luthier.

Ainda teve uns meses de estágio com luthiers em França. Em 2000 veio para Lisboa onde começou a trabalhar com Christian Bayon.

Abriu o seu próprio Atelier em 2002. Durante estes anos melhorou e restaurou inúmeros instrumentos, sempre pondo as necessidades dos músicos em primeiro lugar. Quer dedicar-se cada vez mais à construção completa de violinos.

Sem comentários: