Constância - Diário de Campanha do General Fernando Tamagnini apresentado na Antiga Cadeia - Circo Natureza

pub

10/04/2018

Constância - Diário de Campanha do General Fernando Tamagnini apresentado na Antiga Cadeia

No âmbito da exposição "Constância e a Grande Guerra – Das manobras de Tancos à Batalha de La Lys", vai ser apresentado, no dia 14 de abril, o livro "Diário de Campanha do General Fernando Tamagnini, comandante do CEP", por Isabel Pestana Marques.
A iniciativa decorre na Antiga Cadeia de Constância, às 15h00, e tem entrada gratuita. 

O livro, da autoria de João Vieira Borges, Isabel Pestana Marques e Eurico Gomes Dias, inclui a transcrição do Diário de Campanha redigido pelo General Fernando Tamagnini, Comandante do Corpo Expedicionário Português (CEP), em pleno Teatro de Operações na Flandres, entre 21 de fevereiro de 1917 e 24 de agosto de 1918. Constituído por sete fascículos, o manuscrito foi complementado com uma criteriosa anotação, de modo a facilitar a leitura e a compreensão de um texto centenário junto dos leitores do século XXI. Inclui ainda, um prefácio da autoria do Tenente-General Mário de Oliveira Cardoso, uma nota metodológica, uma biografia do General Fernando Tamagnini, reflexões (“Leitura”) de cada um dos três autores, vários anexos (cronologia, organização do CEP e três mapas), bibliografia e um índice remissivo.

Trata-se de um manuscrito sensível e irreverente, igualmente transparente e polémico, o qual permitirá conhecer melhor a participação do CEP na Flandres, mas também explicar e até desconstruir alguns mitos enraizados no imaginário popular e na produção historiográfica contemporânea.

Sem comentários: