Torres Novas - Joana Gama apresenta obra de Erik Satie no Teatro Virgínia - Circo Natureza

pub

14/03/2018

Torres Novas - Joana Gama apresenta obra de Erik Satie no Teatro Virgínia

Joana Gama apresenta no Teatro Virgínia, em Torres Novas, no próximo sábado, 17 de março, a obra do compositor Erik Satie. Pelas 11 horas, haverá um recital de piano comentado, destinado às famílias, e, pelas 21h30, a sala de espetáculos recebe um concerto intitulado "I Love Satie".

Por ocasião do lançamento do disco SATIE.150, o culminar das celebrações que decorreram em 2016 do 150.º aniversário de nascimento do compositor francês Erik Satie (1866-1925), a pianista Joana Gama traz a público um novo recital que segue a mesma ideia do recital de 2016: intercalar a obra multifacetada de Satie com a de compositores que o seguiram na exploração do som sem constrangimentos estéticos ou formais. Neste recital, as obras de Erik Satie - que convocam ambientes solenes, melancólicos e até dançantes - convivem com as de Marco Franco, Federico Mompou, Morton Feldman, John Cage e Vítor Rua, num delicado jogo de afinidades.

A este recital, Joana Gama associa “Eu gosto muito do Senhor Satie”, um pequeno concerto informal destinado às crianças, que se realiza no âmbito do Lab Criativo, onde se pode ouvir música e histórias em torno do compositor. O Senhor Satie gostava muito de andar. Bom, talvez não gostasse assim tanto mas não tinha alternativa: como não lhe sobrava dinheiro, fazia diariamente longas caminhadas, pois não podia pagar o comboio que ligava a sua casa ao centro da cidade de Paris, onde passou grande parte da sua vida. Para além de compositor de música - o piano foi o seu instrumento de eleição - o Senhor Satie gostava de guarda-chuvas, de desenhar e de marisco. Era uma pessoa solitária mas com muito humor.

Os bilhetes para o espetáculo de sábado de manhã (Eu gosto muito do Senhor Satie) custam 3€. A lotação é limitada a 80 pessoas. Os bilhetes para o espetáculo das 21h30 (I Love Satie) custa 7,5€ e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Virgínia ou em www.bol.pt.

Foto: direitos reservados

Sem comentários: