Constância - Especial Festas do Concelho 2018/Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem - Circo Natureza

30/03/2018

Constância - Especial Festas do Concelho 2018/Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem

Matias Damásio, Cuca Roseta e Remember Revival Band são os destaques musicais das Festas do Concelho de Constância 2018/ Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, que acontecem nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril.

O ponto alto das festas acontece no dia 2 de abril, (Segunda Feira da Boa Viagem / Feriado Municipal), com dezenas de embarcações a chegar a Constância, por volta das 13h00, para participar nas cerimónias do Dia do Concelho.

Recebidas com salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, as embarcações são representativas da quase totalidade dos municípios ribeirinhos do Tejo, desde Abrantes até ao mar.

Os barcos vão participar num grandioso cortejo fluvial nos rios Tejo e Zêzere para receberem as Bênçãos de Nossa Senhora da Boa Viagem que, em terra, percorre as ruas da vila, em Procissão de rara beleza e envolvimento religioso.

As tripulações das embarcações estarão trajadas ao modo das épocas de então, lembrando os tempos em que os rios eram estradas e deles vinha o ganha-pão de grande parte da população.

As cerimónias religiosas em louvor de Nossa Senhora da Boa Viagem terão início às 15h30, com a Missa Solene, seguindo-se a Procissão com as já referidas Bênçãos dos Barcos nos rios, e das Viaturas, na Praça Alexandre Herculano.

Registe-se que, para além destas manifestações, as Cerimónias do Dia do Concelho, vão ter início às 9h00 com o Içar das Bandeiras, nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Voluntários de Constância e a presença da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro. Às 10h00 decorrerá a cerimónia de Distinção dos Funcionários do Município com 10, 20 e 20 anos de serviço, ao que seguirá uma visita às ruas floridas.

Milhares de flores adornam ruas da vila 

Vestir Constância com flores de papel por ocasião da Páscoa é uma tarefa partilhada por moradores, escolas e instituições de todo o concelho, fazendo das ruas floridas um dos motivos de maior interesse nas Festas do Concelho 2018 – Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Ruas e becos, desde a zona histórica até à entrada norte da vila, serão adornados com motivos típicos e grandiosos arranjos florais.

Festas com música para todos os gostos

Matias Damásio, Cuca Roseta e Remember Revival Band são os cabeças de cartaz da edição de 2018 das Festas do Concelho de Constância/Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem. O programa musical é variado e pensado para diferentes tipos de público, passando por estilos tão distintos como o fado, pop e rock.

Matias Damásio é o artista que abre as festas, no dia 31 de março, com um espetáculo onde apresentará o mais recente disco “Por Amor”, que celebra os seus 10 anos de carreira. “Loucos”, “Matemática do Amor” e “I Wanna Be Your Hero” são três dos sucessos musicais que farão parte do concerto do cantor e compositor angolano.

O destaque da animação da segunda noite, a 1 de abril, está a cargo de Remember Revival Band, grupo que conjuga no seu reportório temas disco/pop das décadas de 70/80/90. A banda, que tem como influências musicais Bangles, Culture Club e Village People, integra Sérgio Fernandes na voz; Luís Formiga na bateria; Pedro Beja na guitarra; Pedro Janela nos teclados e José Luís no baixo.

No dia 2 de abril, em que de celebra a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, Cuca Roseta abrilhanta o certame com o seu fado repleto de “Luz”. É este o nome do mais recente disco, editado em novembro de 2017, e que inclui composições de Pedro da Silva Martins, Hélder Moutinho, Carolina Deslandes ou Jorge Fernando. É em “Luz” que Cuca Roseta se revela inteiramente como intérprete, autora, compositora e letrista. A fadista tem percorrido o país em digressão com o disco “Luz”, chegando agora a fez de o fazer em Constância.

Tina Jofre, fadista local com mais de 50 anos de carreira, atuará também nas Festas do Concelho, no dia 2 de abril, revelando “o que de melhor há no Concelho” a nível musical. Concertos de Rui Calapez, “Vida de Cão”, “O Pacífico”, Carrilhão Lvsitanvs e uma Tarde de Folclore completam o cartaz musical das Festas do Concelho de Constância.

Tasquinhas nas Festas do Concelho 2018 

Pratos de peixe do rio, migas tradicionais, grelhados, enchidos, caldo verde, tigeladas, queijinhos do céu, entre outras iguarias, são os doces e os sabores que se podem encontrar nas tasquinhas e nos restaurantes da vila que estão em funcionamento durante as Festas do Concelho 2018.

Dinamizadas por associações e coletividades do Concelho e por alguns comerciantes, as tasquinhas surgiram inicialmente como resposta às necessidades de milhares de forasteiros que visitam a vila por esta ocasião. Hoje, respondendo também aos objetivos iniciais, as Tasquinhas são uma parte indissociável da festa, como forma de divulgação e promoção da gastronomia e da doçaria local e regional.

29.ª Mostra Nacional de Artesanato e 12.ª Mostra de Doces Sabores

As bonequinhas tradicionais de Constância, barros madeiras, cortiças, peles, ferros forjados, pratas, filigranas, linhos, vidros, sabão tradicional, trapologia, rendas, bordados, bijuteria e brinquedos diversos, entre outros, são os materiais diversos disponíveis na 29.ª Mostra Nacional de Artesanato, um evento que decorre em Constância, de 30 de março a 2 de abril.

Em simultâneo funciona também a 12.ª Mostra de Doces Sabores, onde será possível encontrar muitas das maravilhas da doçaria tradicional. Queijinhos do céu (doce tradicional de Constância), tigeladas, doces regionais de Tomar e de Viseu, doçaria conventual de Alcobaça…são apenas alguns dos doces sabores que integram o certame. Na feira marcarão também presença os queijos, os enchidos, os azeites, os frutos secos e caramelizados, a cerveja artesanal, licores e a tradicional ginjinha d´Óbidos.

Fotos: direitos reservados

Sem comentários: