02/02/2018

Mação - Festa do Senhor das Encruzilhadas acontece este fim de semana

A Sociedade Filarmónica União Maçaense (SFUM) realiza a tradicional Festa do Senhor das Encruzilhadas, nos dias 3 e 4 de fevereiro.

No sábado, 3 de fevereiro, decorrerá, no Cineteatro Municipal, um concerto comemorativo do 156.º aniversário da SFUM com a atuação da Banda e a estreia de grupo de Ensemble da SFUM.

No domingo, 4 de fevereiro, pelas 11h00, haverá um desfile da Banda da SFUM pelas ruas de Mação até à Igreja matriz, onde decorrerá, pelas 11h30, uma Eucaristia seguida da Procissão do Senhor das Encruzilhadas até ao Nicho. Pelas 13h30 o Recinto de São Miguel, em Mação, acolhe um Almoço Convívio. A encerrar a Festa haverá, pelas 14h30, uma Homenagem/Entrega de Diplomas de Associado Honorário.

A história do Senhor das Encruzilhadas, enquanto Patrono da Sociedade Filarmónica União Maçaense, remonta a 1950 quando Jaime Reis, o então Mestre da Banda, e alguns músicos decidiram recuperar o Nicho degradado, que se situava nas proximidades do cemitério da Vila de Mação.

Empenhados nesta missão, compraram uma imagem nova, uma vez que a outra estava partida e decidiram compor um Hino para a Banda: Jaime Reis compôs a música e João Mendes escreveu os versos. E foi assim que o Senhor das Encruzilhadas passou a ser o patrono da SFUM.

Esta festa decorria, inicialmente, no mês de novembro com duas procissões: uma no sábado à noite para a Igreja Matriz e outra, no domingo, após a missa, para o Nicho. E assim se manteve durante largos anos até que, depois de um interregno, passou a realizar-se no último domingo de janeiro com a procissão da Igreja Matriz para o Nicho.

Atualmente, a Festa do Senhor das Encruzilhadas celebra-se no primeiro domingo de fevereiro. O convívio depois da procissão surgiu na década de oitenta. Entre 1993 e 1998 não se realizou, tendo sido retomado em 1999, com a Direção na altura presidida por José Costa e assim se tem mantido até à data.

Sem comentários:

Enviar um comentário