Torres Novas - Mário Laginha Trio no palco do Teatro Virgínia - Circo Natureza

pub

26/01/2018

Torres Novas - Mário Laginha Trio no palco do Teatro Virgínia

O Teatro Virgínia, em Torres Novas, acolhe um concerto de Mário Laginha Trio, no sábado, 27 de janeiro, pelas 21h30.

No trio, com quem gravou dois discos, Mário Laginha mantém o gosto pela mistura, pela diversidade e pelo risco. No caso de “Espaço” (2007), o ponto de partida foram conceitos mais ou menos abstratos relacionados com a arquitetura, que serviram para criar um conjunto de temas com designações próximas da linguagem dos arquitetos e urbanistas – “Tanto espaço”, “Escada”, “Plano”, “Vazio urbano” -, de que resultou um disco imediatamente classificado pela crítica da especialidade como do melhor jazz alguma vez feito entre nós.

No segundo disco de Mário Laginha Trio, “Mongrel” (2010), o pianista levou ainda mais longe o desafio e o risco. O pretexto para o disco, nascido de uma encomenda do São Luiz Teatro Municipal e da Orquestra Metropolitana de Lisboa, foram obras de Fréderic Chopin, uma empreitada arriscada que Laginha agarrou com uma mistura de respeito pelo grande músico polaco e de liberdade para infringir compassos, tempos e melodias, operando com isso uma transfiguração das obras originais, que passaram a ser temas que se encaixam indiscutivelmente no mundo criativo de Mário Laginha.

O espetáculo tem início às 21h30 e os bilhetes custam 10€, sendo aplicáveis descontos. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Virgínia ou em www.bol.pt.

Sem comentários: