Mação - Homenagem a Francisco Pedro Curado com cerimónia evocativa e exposição - Circo Natureza

pub

07/12/2017

Mação - Homenagem a Francisco Pedro Curado com cerimónia evocativa e exposição

No âmbito do Centenário da Batalha de Mecula, o Município de Mação vai homenagear Francisco Pedro Curado numa cerimónia a realizar-se esta sexta-feira, 8 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, às 16 horas.

No mesmo dia terá ainda lugar a inauguração de uma exposição sobre o Tenente-Coronel, patente até ao dia 8 de janeiro, à qual se seguirá uma sessão sobre o mesmo, cujo painel será composto por um conjunto de estudiosos e entusiastas oradores.

Francisco Pedro Curado nasceu na freguesia de Carvoeiro, Mação. Foi Tenente-Coronel de Infantaria e teve uma atividade efetiva de 40 anos, tendo permanecido cerca de 24 anos em diversas provas ultramarinas. Distinguiu-se no combate de Coolela, em Moçambique. Entre 1916 e 1918 foi novamente posto à prova no Norte de Moçambique, dessa vez contra os alemães, altura em que foi galardoado com uma promoção por distinção (a única daquela campanha). Os seus companheiros de armas distinguiram-no com o cognome de "Condestável do Rovuma".

Sem comentários: