Tomar - Planos, Festival Internacional de Curtas este fim-de-semana com 21 filmes a concurso - Circo Natureza

pub

21/11/2017

Tomar - Planos, Festival Internacional de Curtas este fim-de-semana com 21 filmes a concurso

A segunda edição do Planos - festival internacional de curtas-metragens de Tomar vai realizar-se nos dias 24 e 25 de novembro, no Cineteatro Paraíso. Foram selecionados 21 filmes de entre mais de 400 candidaturas. Doze países estão representados nessa selecção, nomeadamente Itália, Geórgia, México, Suécia, Reino Unido, Taiwan, França, Estados Unidos, Espanha, Holanda, Argentina e claro, Portugal.

De entre os escolhidos, a grande maioria irá ter a sua estreia nacional em Tomar, enquanto que duas das entradas (”Blind Fate” do Reino Unido e “Fragile” do Taiwan) irão ser apresentados ao público pela primeira vez, tendo a sua estreia mundial no Planos. 

Portugal é novamente o país com mais filmes selecionados contando com sete entradas na lista. Pedro Augusto Almeida e Bernardo Gomes de Almeida voltam a ter um filme em competição no Planos (”Laranja Amarelo” e “Noiva” respectivamente), à semelhança de Bernardo Lopes, que depois de ter estado presente com o filme “Lux” no ano passado, traz este ano o seu mais recente projeto, “Ivan”, filme que lhe deu há uma semana a vitória como melhor realizador no Chelsea Film Festival em Nova Iorque. 

A estes juntam-se os filmes “78.4” de Tiago Amorim, “Coerência” de Miguel De, “Marasmo” de Gonçalo Loureiro e “Post-Mortem” de Belmiro Ribeiro. Itália é o segundo país com mais entradas na lista, tendo quatro filmes em competição, integrando assim uma selecção variada e eclética com géneros tão distintos que vão desde o drama à comédia. A selecção será dividida ao longo de três sessões competitivas, que terão lugar durante os dois dias em que acontece o festival. A entrada é gratuita. 

Programação:

Sexta, 24 de novembro


21h30
Convidado Especial: Flávio Ferreira
- Pele de Cordeiro
- Norley y Norlen

1.ª sessão competitiva

- Ivan (Portugal)
- Bitchboy (Suécia)
- Blind Fate (Reino Unido)
- Penalty (Itália)
- Post-Mortem (Portugal)

Sábado, 25 de novembro

10h30

Planinhos
Sessão Especial Infantil (Cineclube de Tomar)

16h30
2.ª sessão competitiva

- Stella 1 (Itália)
- Record Kid (Argentina)
- Coerência (Portugal)
- Fragile (Taiwan)
- Half-Time (França)
- Laranja Amarelo (Portugal)
- Manhunt (Itália)
- Lube Job (E.U.A.)
- Night of Brass (Holanda)
- Maelstrøm (Espanha)
- 78.4 (Portugal)

21h30
Convidado Especial: Koto Studios
- Conto do Vento
- Esperânsia

3.ª sessão competitiva

- Marasmo (Portugal)
- A Good Man (México)
- Noiva (Portugal)
- Buffet (Itália)
- 8 Minutes (Geórgia)

Sem comentários: