Abrantes - José António Franco apresenta livro "Rimas e Castanholas" na Biblioteca Municipal - Circo Natureza

pub

14/11/2017

Abrantes - José António Franco apresenta livro "Rimas e Castanholas" na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, recebe o poeta e ficcionista José António Franco para um encontro infantojuvenil onde o autor apresentará o livro "Rimas e Castanholas", da editora Trinta por uma linha. A sessão acontece esta quinta-feira, 16 de novembro, pelas 10h30.

Esta é uma iniciativa que se destina à formação de leitores e promoção da leitura para o público infantojuvenil, contribuindo para o enriquecimento cultural das crianças e jovens abrantinos e para o aumento da sua capacidade crítica.

Poeta e ficcionista, José António Franco, nasceu em Coimbra em 1951. Tem-se dedicado à didática da poesia, trabalhando essencialmente com crianças e jovens dos ensinos básico e secundário com quem partilha o prazer de ouvir e dizer o poema.  É formador de professores, educadores e bibliotecários. 

Tem vários livros publicados, entre eles "Rimas e Castanholas", uma coletânea de poemas surpreendente, pelo humor da sonoridade, presente em onomatopeias e expressões idiomáticas, e pelo reencontro (novo e satírico) com algumas personagens que povoam o imaginário infantojuvenil (como O Gato das Botas, O Patinho Feio, O Lobo Mau e até O Capuchinho Vermelho). Trata-se, como o título sugere, de rimas carregadas de musicalidade que nos convidam a trautear os versos e a ensaiar alguns ritmos de dança. O colorido e a criatividade, presentes nas ilustrações de Rui Pedro Lourenço, harmonizam-se na perfeição com os versos, constituindo uma unidade que desafia à leitura e à diversão.

Sem comentários: