Tramagal - Filme sobre Metalúrgica Duarte Ferreira e visitas guiadas ao Museu no Festival das Marionetas - Circo Natureza

pub

04/10/2017

Tramagal - Filme sobre Metalúrgica Duarte Ferreira e visitas guiadas ao Museu no Festival das Marionetas

No âmbito do Manobras - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, o Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, recebe, no dia 7 de outubro, a apresentação conjunta de três iniciativa: o espetáculo "Geometrias do Diálogo", a exibição do filme "Ne pas Couper - Tramagal" e uma visita ao Museu.

Com entrada gratuita, a apresentação das iniciativas decorrerá em vários horários: 10h30, 12h00, 15h00, 16h30, 18h00 e 19h30.

O cineasta António-Pedro esteve em residência no Tramagal, onde conheceu antigos funcionários da Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF). É a partir de algumas das suas histórias e de visitas a vários espaços que "Ne Pas Couper- Tramagal" começou a ganhar forma.

Num tom assumidamente autoral, "Ne Pas Couper- Tramagal" é uma carta em forma de curta-metragem enviada a Eduardo Duarte Ferreira, falecido em 1948. Nela se conta o que se passou, entretanto, na metalúrgica que fundou e na terra onde nasceu.

O espetáculo "Geometrias do Diálogo" coloca em cena duas figuras cujas cabeças estão dentro de uma caixa preta de cartão. Dialogam connosco: a imagem, o desenho e o gesto são as suas palavras. Duas marionetas desenham-se, apagam-se e partem à descoberta uma da outra. Aos poucos, os rostos transformam-se em pinturas ou paisagens. Evocação livre do cinema mudo, sem moral no fim, sem intervalo e sem palavras.

Sem comentários: