Tomar - Outubro é mês do feijão nas mesas dos restaurantes de todo o concelho - Circo Natureza

pub

03/10/2017

Tomar - Outubro é mês do feijão nas mesas dos restaurantes de todo o concelho

A mostra gastronómica "Todos com o Feijão, o Feijão com Todos" está de regresso às mesas dos restaurantes do concelho de Tomar, durante o mês de outubro.

A mostra decorre nos restaurantes aderentes aos fins-de-semana, no feriado de 5 de outubro e também no dia 20, em que a cidade celebra a sua padroeira, Santa Iria.

Assim, 20 restaurantes apresentam um menu especial em que a mais famosa das leguminosas dá a conhecer toda a sua versatilidade, de tal ordem que permite fazer uma refeição com entradas, sopa, prato principal e sobremesa, sempre com base no feijão.

Os restaurantes aderentes são: Almourol, Alpendre, Central Tapas Café, Chico Elias, Convento do Leitão, Hotel Estalagem de Santa Iria, Ginginha, Infante, Lúria, Marisqueira de Tomar, Mister Grill, Moinhos, Nabão, Ninho do Falcão, Picadeiro, Pica-Pau Amarelo, Restaurante 1º de Maio, S. Lourenço, Tabernáculo e Tabuleiro.

Começando pelas entradas, em que aos típicos peixinhos da horta se juntam mexilhoada de feijão, orelha de frades, paté de feijão, a feijoada de caracóis ou o feijão com barriga de porco.

Nas sopas, um dos momentos da refeição em que este ingrediente mais brilha, há-as de feijão com couve, com enchidos, de feijão seco, com feijão branco, da taberna, à assador, da avó, da pedra, ou simplesmente de feijão verde.

Chegando ao prato principal, vale a pena fazer também algumas destrinças. Porque há as feijoadas: à moda da casa, à transmontana, à portuguesa; de leitão, de polvo ou de chocos, com ou sem camarão. E há tambémfeijoada à Nabão. Ou dobrada com feijão branco. Para além de uma cornucópia de sabores: enguias fritas com arroz de feijão, pataniscas de bacalhau com arroz de feijão, entrecosto com migas e feijão, bacalhau grelhado na brasa com feijão e abóbora, açorda de feijoca com magusto de carnes grelhadas, migas com morcela de arroz ou tripas grelhadas com migas de feijão. E muito, muito mais.

Mas não se preocupem os gulosos, pois as sobremesas ainda nos reservam delícias como bolo de feijão com fruta, delícia de feijão com abóbora, pudim de feijão, semifrio de feijão, tarte de feijão com nozes, pastéis de feijão, laranjada de feijão ou doce de Santa Iria.

Sem comentários: