Sardoal - Festas do Concelho de 21 a 24 de setembro com Miguel Araújo, Samuel Úria e Tributo a Led Zeppelin - Circo Natureza

pub

20/09/2017

Sardoal - Festas do Concelho de 21 a 24 de setembro com Miguel Araújo, Samuel Úria e Tributo a Led Zeppelin

O Sardoal está em festa, de 21 a 24 de setembro, com um programa diversificado que inclui concertos, Mostra de Saberes e Sabores, Festival Hípico, exposições, tasquinhas e, pelo primeiro ano, a comemoração do Dia da Freguesia.

Miguel Araújo, Samuel Úria e Led On – Tributo a Led Zeppelin são algumas das atrações musicais das Festas, que celebram os 486 anos de Elevação de Sardoal à categoria de Vila, por Carta Régia de D. João III, em 22 de setembro de 1531.

No dia 20 de setembro, considerado o "dia extra" das Festas do Concelho, o GETAS apresenta no Centro Cultural Gil Vicente, pelas 21h30, a sua mais recente produção teatral “Daqui fala o Morto”.

Dia da Freguesia comemorado pela primeira vez 

O Dia da Freguesia de Sardoal, realizado este ano pela primeira vez, será assinalado no dia 21 de setembro com um conjunto de atividades a decorrer ao longo de todo o dia. Integrada nas Festas do Concelho, a Comemoração do Dia da Freguesia inicia-se com um Batismo de Voo em Balão de Ar Quente, às 08h30, destinado a alunos do Agrupamento de Escolas de Sardoal, seguindo-se o Hastear das Bandeiras, no edifício da Junta de Freguesia, com Guarda de Honra prestada pela Fanfarra dos Bombeiros Municipais, às 10h00.

No período da tarde haverá uma Missa em honra de S. Mateus, um dos Padroeiros da Paróquia, na Igreja Matriz, às 18h00. Com o intuito de proporcionar momentos de convívio e partilha entre a população, a Junta de Freguesia oferece um porco no espeto, no Mercado Diário, a partir das 19h00. O palco da Praça da República acolhe, às 22h00, o espetáculo de fado “Os de Cá” com fadistas e músicos de Sardoal. Nas vozes estarão Victor Manoel, Miguel Simples, Paula Simples e Manoel Costa, enquanto os músicos Custódio Magalhães, Carlos Fonseca, Miguel Silva, Fernando Forte, Manoel Costa, a quem se juntam alguns elementos da Filarmónica União Sardoalense, completam o cartaz de animação. O Dia da Freguesia de Sardoal é organizado pela Junta de Freguesia com o apoio do Município, Paróquia de Sardoal, Bombeiros Municipais, Agrupamento de Escolas e Associações da Freguesia.

Animação Musical diversificada 

O programa das Festas é diversificado e, à semelhança dos anos anteriores, foi pensado para todos os tipos de público. Miguel Araújo, Samuel Úria e Led On – Tributo a Led Zeppelin são algumas das atrações musicais das Festas do Concelho. A primeira noite, 21 de setembro, é dedicada ao fado com o espetáculo “Os de Cá”, que reúne em palco cantores e músicos sardoalenses. Nas vozes estarão Manoel Costa, Miguel Simples, Paula Simples, Victor Manoel, acompanhados por alguns elementos da Filarmónica União Sardoalense.

O Dia do Concelho, 22 de setembro, terá a animação do grupo Seca Adegas, que atua na Praça Nova, às 19 e às 21 horas. Samuel Úria, a atração da segunda noite, sobe ao palco da Praça da República, às 22h30, apresentando o seu mais recente disco “Carga de Ombro”.

O 10.º Encontro de Filarmónicas, que se realiza no dia 23 de setembro, traz ao Sardoal a Sociedade Filarmónica Incrível Aldeiagrandense e a Banda Filarmónica União Montoitense, a quem se junta a anfitriã Filarmónica União Sardoalense. A saudação às Filarmónicas decorre na Praça da República e no salão Nobre dos Paços do Concelho, às 15h30, seguindo-se o concerto das três bandas no Centro Cultural Gil Vicente, às 16h30. Ainda no dia 23, a Praça Nova recebe a música tradicional do grupo Cantares d´Outrora, às 18h30 e às 21h. Miguel Araújo, o cantor de “O Marido das Outras” e “Anda Comigo ver os Aviões”, sobe ao palco da Praça da República, às 22h30.

No dia 24 de setembro, o último dia das Festas do Concelho, o Rancho Folclórico “Os Resineiros” de Alcaravela apresenta-se no palco da Praça Nova, às 18h15. Na Praça da República, às 22 horas, atuam os Led On, banda de Tributo a Led Zeppelin, que integra nomes firmados do panorama musical português – Zé Nabo, Mário Delgado, Alexandre Frazão, Manuel Paulo e Paulo Ramos.

Mostra de Saberes e Sabores 

As Festas do Concelho de Sardoal que, este ano, decorrem entre 21 e 24 de setembro, irão integrar, à semelhança dos últimos anos, uma Mostra de Saberes e Sabores, que dará a conhecer o que de melhor se produz neste Concelho e na região. Desta forma, a Praça Nova acolherá mais de duas dezenas de stands com artesanato diverso, trabalhos em trapologia, artigos em cortiça, tecelagem, sabonetes artesanais e outros produtos à base azeite, bijuteria em diversos materiais, bordados e ponto cruz, artigos para criança e litografias. Além do artesanato, também a doçaria local, doces e compotas, vinhos, queijos e cerveja artesanal marcarão presença nesta mostra. O Centro Social dos Funcionários do Município volta a estar representado no local, produzindo pão com chouriço em forno de lenha. Durante todos os dias, o palco da Praça Nova terá animação musical, sendo que esta zona contará, ainda, com uma tasquinha/restaurante a cargo da Filarmónica União Sardoalense.

XV Festival Hípico

Integrado nas Festas do Concelho, vai decorrer o XV Festival Hípico, no domingo, 24 de setembro, nos terrenos do Freião (junto ao Eucalipto Grosso), a partir das 10 horas. As Provas de Obstáculos, que decorrerão entre as 10h e as 15h30, dividem-se nas seguintes categorias: Escolas, Pequena, Média e Grande.

À semelhança dos anos anteriores, são esperadas dezenas de participantes, oriundos de todo o país, sendo que alguns são reconhecidos, tanto a nível nacional como internacional, pelo seu elevado prestígio. No período da manhã, a partir das 10h30, haverá ainda Volteio e Iniciação aos andamentos a cavalo, destinado a crianças e orientado por monitor habilitado.

Exposição do Concurso de Pintura reúne 30 obras no Centro Cultura

O II concurso de pintura “À Descoberta do Mestre”, promovido pelo Município de Sardoal, resulta agora numa exposição coletiva que estará patente no Centro Cultural Gil Vicente, entre 22 de setembro e 25 de novembro. A cerimónia de divulgação dos vencedores e a entrega dos prémios acontece no dia 24 de setembro, pelas 18 horas, no Centro Cultural Gil Vicente.

Das 83 obras apresentadas pelos 45 participantes, oriundos de todo o país e ilhas, o júri do concurso selecionou 30 trabalhos que compõem a referida exposição. O júri do concurso de pintura foi composto por Laura Afonso, personalidade com estreita ligação ao panorama artístico nacional; Engrácia Cardoso, artista plástica com reconhecimento nacional e internacional; e Ricardo Triães, Professor no Instituto Politécnico de Tomar, contando ainda com a colaboração técnica do artista plástico Massimo Esposito. Refira-se que o concurso “À Descoberta do Mestre” se pautou, mais uma vez, pelo sucesso, tendo havido nesta segunda edição um aumento do número de participantes e de obras a concurso. A iniciativa pretendeu promover e divulgar a pintura enquanto recurso de expressão artística, estabelecendo uma estreita relação com a herança histórica e cultural legada pelos pintores manuelinos, Manuel Vicente e Vicente Gil, tradicionalmente reconhecidos como Mestre de Sardoal.

Roteiro das “Árvores Emblemáticas do Concelho de Sardoal” e exposição no Cá da Terra 

O espaço “Cá da Terra”, no Centro Cultural Gil Vicente, acolhe, a partir do dia 22 de setembro, a exposição “Árvores Emblemáticas do Concelho de Sardoal”. A inauguração da exposição e o lançamento do Roteiro Turístico com a mesma designação decorrem às 17 horas.

O Sobreiro da Dona Maria, os Freixos do Convento de Santa Maria da Caridade, o Eucalipto Grosso, as Tílias da Praça Nova, no Sardoal; as Oliveiras Milenares, nos Valhascos; o Sobreiro do Amor, em Alcaravela; e os Freixos, em Santiago de Montalegre, são as árvores emblemáticas que integram a exposição, composta por fotografias e informação técnica sobre as mesmas, bem como o Roteiro Turístico, que convida os visitantes do Concelho a conhecerem este emblemático património natural. Com esta mostra pretende-se preservar o património natural do Concelho, dando a conhecer as suas potencialidades enquanto fator de atração turística e cultural. A exposição “Árvores Emblemáticas do Concelho de Sardoal” estará patente no espaço “Cá da Terra” até 16 de março de 2018.

Sem comentários: