Tomar - A Lisboa de Carrilho da Graça em exposição no Convento de Cristo - Circo Natureza

04/07/2017

Tomar - A Lisboa de Carrilho da Graça em exposição no Convento de Cristo

A exposição "Carrilho da Graça: Lisboa", sobre a forma como o arquiteto português olha para o que o rodeia e aborda na obra, é inaugurada esta sexta-feira, dia 7 de julho, às  18 horas, no Convento de Cristo, em Tomar. Após a inauguração haverá uma conferência pelo arquiteto Carrilho da Graça.

Depois da sua apresentação no CCB, em 2015, "Carrilho da Graça: Lisboa" iniciou uma itinerância internacional tendo passado por espaços como o Museu de Arquitectura Leopoldo Rother, em Bogotá, o Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, e o Museu Marítim de Barcelona e o Centro de exposiciones SUBTE/Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo, em Montevidéu . Até ao momento a exposição foi vista por mais de 80 000 visitantes.

Apesar do inevitável carácter antológico, esta mostra manifesta sobretudo um m
odo de olhar, presente desde o início da atividade profissional e docente do arquitecto João Luís Carrilho da Graça, aqui ilustrado a partir da cidade sobre a qual tem trabalhado desde há mais de 30 anos: Lisboa.

"Carrilho da Graça: Lisboa", com curadoria de Marta Sequeira e Susana Rato, ficará patente no Convento de Cristo até 15 de setembro.

João Luís Carrilho da Graça (Portalegre, 1952) é arquitecto, licenciado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1977, ano em que iniciou a sua actividade profissional. Foi Assistente na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1977-1992). Foi Professor Catedrático Convidado na Universidade Autónoma de Lisboa (2001-2010) e na Universidade de Évora (2005-2013), tendo sido coordenador dos departamentos de Arquitectura em ambas as instituições até 2010. Em 2013 recebeu o grau de doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Sem comentários: