Ourém - João Catarino apresenta livro sobre Estrada Nacional 2 - Circo Natureza

07/07/2017

Ourém - João Catarino apresenta livro sobre Estrada Nacional 2

No âmbito da iniciativa "(Con)tributos", a Biblioteca Municipal de Ourém recebe a apresentação do livro "EN2" da autoria de João Catarino, dia 8 de julho, às 21 horas.

João Catarino desenhou um diário de viagem, desde Chaves até Faro, através da Estrada Nacional Nº 2.

Por antigas estradas romanas, estradas reais e troços de ligação entre terras do interior, foram-se delimitando vias que estruturaram o país a partir de um eixo viário de norte a sul, cujas ramificações facultaram o acesso difícil às regiões mais remotas, na intenção de constituir um eixo de defesa e de transporte determinante ao desenvolvimento dessas regiões do interior.

Na era do automóvel, a "EN2" traça-se por aí, através dela, mesmo num país aparentemente pequeno, persiste a sensação de se fazer uma travessia, pela qual se agrupam factos e acontecimentos em sequência e numa cronologia que se estabelece com uma enorme riqueza pela diversidade da paisagem e da geografia. O livro "EN2" atravessa o país devagar, numa "pão de forma", na companhia de um cão, sem compromissos nem hora de chegada, fazendo da própria viagem o destino.

João Catarino nasceu em 1965, em Lisboa. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É monitor dos Cursos de Ilustração do CIEBA, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, professor no Ar.Co e na ESAD-Caldas da Rainha. Tem trabalhado sobretudo em ilustração, colaborou em canais de televisão e em publicações periódicas tais como jornal Expresso, I, Público, Autosport e revista Surf Portugal.

É autor do livro “EN2” e co-autor dos livros “Diário de Viagem em Lisboa”, e “Tanto Mar”.

Sem comentários: