Abrantes - Viagem Medieval no Festival Mourisco de 26 a 28 de maio - Circo Natureza

publicidade

26/05/2017

Abrantes - Viagem Medieval no Festival Mourisco de 26 a 28 de maio

O Festival Mourisco, em Abrantes, decorre nos dias 26, 27 e 28 de maio 2017, em Mouriscas.
O Festival Mourisco, em Abrantes, decorre nos dias 26, 27 e 28 de maio 2017, em Mouris
O Festival Mourisco decorre, nos dias 26, 27 e 28 de maio, em Mouriscas, Abrantes, e conta com um programa que integra demonstrações de esgrima medieval, música, dança, animação de rua e jogos medievais. A entrada é gratuita.

Trata-se de um evento de re­cri­ação his­tó­rico-cul­tural alu­siva aos sé­culos X e XI e que pro­por­ci­o­nará uma vi­agem ao mundo me­di­eval de um ima­gi­nário mourisco em tempo de re­con­quista Cristã, em que a ver­dade histó­rica e a har­monia entre povos serão o mote prin­cipal.

O evento con­tará com três mo­mentos de re­cri­ação his­tó­rica: a che­gada da ca­ra­vana moura; o ataque às mouras e um mo­mento de junção das duas cul­turas. No centro da fre­guesia será criada a “Al­deia Mou­risca”, com três es­paços cen­trais: a zona de es­pe­tá­culos de contex­tu­a­li­zação, in­cluindo a liça (treino de ca­valos), área de jogos e brin­ca­deiras, áreas ali­men­tares/restau­ração e área de mer­ca­dores (bar­ra­qui­nhas e artesãos) e os dois acam­pa­mentos, o cristão e o mouro.

O evento re­sulta de uma pro­posta apre­sen­tada pelo ci­dadão Amadeu Bento Lopes, com o or­ça­mento de 60 mil euros, tendo sido a se­gunda mais vo­tada entre as quatro ven­ce­doras da 1.ª edição do Or­ça­mento Par­ti­ci­pa­tivo de Abrantes. 

Programação do Festival Mourisco

Sexta, 26 de maio [21h30] 

Chegada da Caravana Moura 
Apesar dos mouros já estarem no território desde os primeiros anos do século VIII, nem todas as aldeias tinham contactado este povo, que atravessara o Estreito de Gibraltar, trazendo novos costumes, culturas e principalmente uma nova religião. É neste contexto que ocorrerá o encontro, nem sempre amistoso, entre mouros e cristãos.

Sábado, 27 de maio [21h30] 

Ataque de Cristãos às Mouras

Partindo de uma lenda que diz que Mouriscas foi o “sítio onde dois soldados cristãos abusaram da fraqueza de duas donzelas mouras”, pretende-se recriar o momento e mostrar a relação homem/mulher, na visão muçulmana e cristã no século X.

Domingo, 28 de maio [21h30]

Duas Culturas em Harmonia 

Após superar o choque inicial e discussões sobre as regras e leis de cada cultura, de forma muito amistosa, mouros e cristãos reúnem-se para confraternizar e partilhar um pouco das suas culturas, através da música e da dança, apresentando os seus costumes e festejando o bom convívio entre todos.

......................................................................

Horário:

Sexta das 14h00 à 01h00
Sábado das 11h00 à 01h00
Domingo das 11h00 às 22h30

Aluguer de trajes
Edifício da Junta de Freguesia de Mouriscas

Natália Pinheiro
913 085 054 ou 916 850 393
ajdobidos@gmail.com

Sem comentários: