Tomar - Noites de Jazz com o grupo Lokomotiv de Carlos Barreto


As Noites de Jazz regressam a Tomar no próximo sábado, dia 25 de março, pelas 21h30, com o Complexo Cultural da Levada a receber o concerto de Lokomotiv, com Carlos Barreto, Mário Delgado e José Salgueiro.

Uma parte importante da atividade profissional de Carlos Barretto, está ligada à formação Lokomotiv, ao longo de 19 anos, com Mário Delgado e José Salgueiro e seis registos discográficos.

Trio formado desde 1997, na vanguarda do Jazz português, surge com o primeiro disco em 1998 “Suite da Terra” (BAB/Dargil), apostado em explorar a fusão entre melodias e ritmos de raiz tradicional portuguesa e a música improvisada, assim como elementos do “rock” e sabores africanos ou orientais. 

Confirmada a “portugalidade” que o colocou no primeiro plano do Jazz nacional, o seu trabalho evoluiria para uma linguagem mais universal e próxima das novas correntes europeias da música improvisada, registo que marca o segundo título discográfico – “Silêncios” (Foco Musical) – considerado pela crítica como um dos melhores discos de Jazz de 2000. 

Em 2002, o ininterrupto trabalho do Trio dá origem a um novo trabalho editado- “Radio Song” (CBTM) e, no ano seguinte, gravam para editora portuguesa, de destaque internacional – Clean Feed Records – o seu “Lokomotiv”.

Após sete anos de estrada pelo mundo fora é então gravado o último disco do trio, “Labirintos”, resultado do cruzamento intelectual e criativo destes artistas. Carlos Barretto voltou a assinar composições e a direcção musical de um trabalho, que tem merecido elogios da crítica especializada nacional e internacional. 

Os bilhetes têm o preço de 5€.

Comentários