Artemrede - Projeto “A Manual on Work and Happiness” procura relação entre trabalho e felicidade


É-se mais feliz a trabalhar ou a não trabalhar? Será que o trabalho é a solução para a nossa felicidade coletiva? Ou será antes a preguiça?

Estas são as questões centrais de A Manual on Work and Happiness, um projeto internacional coordenado pela Artemrede, que conta com a direção artística da mala voadora e que tem como parceiros o festival Pergine Spettacolo Aperto (Itália), o centro de residências L’arboreto (Itália) e o Teatro Municipal de Regional de Patras (Grécia).

O projeto resultará num texto concebido como um manual pelo dramaturgo catalão Pablo Gisbert que explica, passo por passo, a construção de um espetáculo que, por sua vez, ilustra a possibilidade de alcançar a felicidade através do trabalho. Este espetáculo poderá ser encenado em qualquer parte do mundo. Basta seguir as instruções, como num manual do tipo “faça você mesmo”.

O projeto será lançado num Seminário Internacional sobre trabalho e felicidade, a decorrer nos dias 14 e 15 de julho de 2017 durante o festival Pergine Spettacolo Aperto. Vários especialistas marcarão presença para apresentar as suas pesquisas e o público poderá participar em vários debates, trocando opiniões sobre a felicidade, o trabalho, a preguiça e a criatividade.


O Seminário internacional será um evento de dois dias:

14 de julho
Noite de abertura
Especialistas internacionais reúnem-se para discutir a felicidade, o trabalho, a preguiça e a
criatividade perante o grande público.

15 de julho
Manhã: duelos à volta da mesa
Os especialistas confrontam as suas posições. O público é convidado a participar na discussão.

Tarde: workshop versus lazyshop
O público pode inscrever-se num workshop ou num lazyshop, que serão animados por artistas convidados. O resultado será documentado e partilhado na plataforma digital do projeto.

Os artistas europeus são assim convidados a desenvolver dois tipos de atividades (workshops e Lazyshops) que se debrucem, respetivamente, sobre as práticas de trabalho e de não-trabalho. Esta convocatória, que na plataforma digital do projeto se designa por call for workshops / call for lazyshops, é uma oportunidade para artistas, agentes culturais e investigadores de vários campos artísticos desenvolverem atividades de pesquisa ou formação enquanto testam novas metodologias criativas sobre estes tópicos.

Os projetos podem ser subtidos aqui até 16 de abril.

Para mais informações, consulte o regulamento ou escreva para: call@amanualonworkandhappiness.eu


A Artemrede é um projeto de cooperação cultural que tem como missão promover a qualificação e o desenvolvimento dos territórios onde atua, valorizando o papel central dos teatros e de outros espaços culturais enquanto pólos dinamizadores e promotores das artes e da cidadania.

Atualmente, integram a Artemrede 15 municípios: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço e Tomar.

Comentários