Abrantes - Carlos Bento Lopes apresenta livro sobre o passado agrícola da Freguesia das Mouriscas - Circo Natureza

20/03/2017

Abrantes - Carlos Bento Lopes apresenta livro sobre o passado agrícola da Freguesia das Mouriscas

Carlos Bento Lopes, professor universitário, natural da Freguesia das Mouriscas, apresenta esta terça-feira, dia 21 de março, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, o caderno cultural “Obreiros do Mundo Agrícola de Mouriscas - Proprietários, Agricultores e Jornaleiros e seus Titulares (1860-1911) I e II volumes”.

As intervenções iniciais vão estar a cargo de Humberto Lopes, representante da Associação de Desenvolvimento Integrado de Mouriscas (ADIMO), e de João Serrano, representante da Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA). A duas entidades apoiaram as 3 edições dos cadernos culturais que dão a conhecer e a preservar o património desta freguesia e cuja última edição é agora apresentada.

Neste Caderno aparecem nomeados os principais obreiros – proprietários, agricultores e jornaleiros – responsáveis pela organização e funcionamento da atividade agrícola desenvolvida na Freguesia de Mouriscas, entre 1860 e 1911.

Carlos Lopes Bento nasceu em Mouriscas, no concelho de Abrantes, a 2 de abril de 1933, onde concluiu a 4ª classe. No Colégio Infante de Sagres/Externato Infante de Sagres, concluiu o 5º ano liceal. Terminou os estudos liceais no Instituto de Santo António, sediado em Castelo Branco.

É diplomado em Administração Ultramarina, licenciado em Ciências Antropológicas e Etnológicas e Doutor em Ciências Sociais e Políticas - especialidade “História dos Factos Sociais” - pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa e é professor universitário.

Sem comentários: