Abrantes - Cirurgião Gentil Martins na apresentação do livro “António Augusto da Silva Martins” - Circo Natureza

06/11/2016

Abrantes - Cirurgião Gentil Martins na apresentação do livro “António Augusto da Silva Martins”

“António Augusto da Silva Martins - O mais completo atleta português de todos os tempos” é  nome do livro que será apresentado no dia 8 de novembro, terça-feira, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes.

Na sessão de apresentação estarão presentes a autora do livro, Inês Gentil Martins, e o cirurgião e pediatra Gentil Martins (que colaborou na edição), respetivamente neta e filho de António Augusto da Silva Martins.

Segundo a autora, o livro pretende dar a conhecer às novas gerações “a vida, embora curta, mas exemplar e multifacetada, quer como ser humano, como médico-cirurgião e como desportista”.

António Augusto da Silva Martins nasceu em S. Miguel do Rio Torto, concelho de Abrantes, em 1892. Foi um conceituado médico-cirurgião, investigador (colaborou com Egas Moniz nos trabalhos que lhe mereceram o prémio Nobel da Medicina), oficial militar em França na ofensiva final dos Aliados no decorrer da 1.ª Guerra Mundial e atleta olímpico. Bateu o seu primeiro recorde nacional há mais de 100 anos e foi olímpico há mais de 90.

Faleceu prematuramente, em 1930, na sequência de um acidente durante uma prova de tiro.

Pelo seu legado e por ser filho da terra, a Câmara de Abrantes atribuiu-lhe a título póstumo a medalha de Honra da Cidade de Abrantes, no dia 14 de junho de 2016, durante a cerimónia do Centenário da cidade, tendo a mesma sido entregue ao filho, Gentil Martins.

Sem comentários: